Caro leitor e cara leitora
Oferecemos no atual número do boletim Drogas e Violência no Campo três artigos. O primeiro constitui-se em uma reflexão antropológica de Denis Petuco sobre o estranhamento ao reconhecimento do outro e na constatação humana entre o militante, o pesquisador, o cuidador e o outro, o “cuidado”.
O segundo artigo é a primeira parte da monografia produzida por Ana Cristina de Sá, que nos traz uma análise sobre o desenvolvimento rural e a economia da cannabis na região do Polígono da Maconha. A autora nos propõe observar a realidade vivida pelos pequenos agricultores na região e as alternativas de sobrevivência destes.
O terceiro o artigo chama-se La culture du Cannabis au Maroc, produzido durante o Congress Mondial Amazig. O documento reflete sobre a política de substituição do cultivo de cannabis para cultivo lícito, sobre a percepção da maconha como patrimônio cultural da Cultura Marroquina; e sobre a necessidade de diálogo entre os agricultores e governo sobre essa questão.
Na seção ‘Eventos’ divulgamos a realização de conferências e congressos nacionais e internacionais sobre a temática das drogas. Por fim, a seção ‘Notícias’ traz algumas informações sobre a erradicação e sobre os conflitos no campo, gerados pela produção de drogas qualificadas como ilícitas, e ainda notícias da produção de biocombustíveis e os conflitos no campo.
.