Levantamentos sobre plantações de maconha no município de Terra Alta, no nordeste paraense, levaram à localização, na tarde do dia de março, de 5 mil pés da droga em um sítio na localidade de São Miguel do Crispim, distrito de Mocajubinha, na zona rural. Policiais civis da Superintendência Regional da Zona do Salgado e da Seccional Urbana de Castanhal prenderam em flagrante o casal Pedro Monteiro Ataíde, 48 anos, e Odinalva Lisboa da Silva, 48. Com os presos, os agentes apreenderam duas espingardas calibre 12 e uma moto sem placa, cuja procedência será investigada.
A apreensão resultou de investigações feitas durante a operação “Tentáculo”, coordenada pelos delegados Alberto Teixeira, Renato Barata e Samuelson Igaki. O delegado Alberto Teixeira, superintendente Regional da Zona do Salgado, explicou que as investigações mostraram a existência de uma plantação de maconha no interior de Terra Alta.
Os policiais localizaram o proprietário do sítio, Pedro Monteiro Ataíde, conhecido por Irmão Pedro, que negou o cultivo da erva no terreno. Os policiais fizeram uma vistoria na área e encontraram inicialmente as duas armas. No interior do sítio, os policiais chegaram a trocar tiros com um homem, que conseguiu fugir, e acabaram encontrando a plantação.
Cerca de 15 quilos foram recolhidos e levados à sede da Superintendência Regional do Salgado, em Castanhal. O restante foi queimado no terreno. O casal foi apresentado à delegada Micheline Malheiro, em Castanhal, para ser autuado em flagrante por tráfico de entorpecente.
As armas estão à disposição da Justiça. A ação policial contra o tráfico de drogas continuará em todos os municípios da região.