Textos que marcaram toda a existência do Tempo e Presença
Rio-92: à espera de resultados
Por: Laís Menezes. Tempo e Presença, n. 263, mai/jun. 1992
Quinze anos separam esta terceira edição digital de Tempo e Presença da publicação do artigo de Laís Menezes – hoje vice-presidente de KOINONIA. Escrito logo após o encerramento da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, como ECO-92, e do Fórum Global de Ongs, realizado simultaneamente, o texto faz um importante registro, ainda no calor dos acontecimentos, dos preparativos, expectativas e perspectivas destes eventos.
“A convenção sobre alterações climáticas sofre oposição dos EUA que não aceitam limitações sobre a intensiva queima de combustíveis fósseis em seu país”.A autora já alertava para a intransigência norte-americana que, cinco anos depois, impediria o país de assinar o Protocolo de Kioto, documento portador de prazos, metas e quantidades, mais objetivo do que uma convenção internacional.
Se já era possível perceber a importância do encontro da ONU, talvez ainda não fosse claro os desdobramentos que o Fórum Global, organizado pelas Ongs, poderia trazer para os movimentos sociais. No entanto hoje, década e meia e cinco Fóruns Sociais Mundiais depois, auferimos a precisão da autora ao escrever que o processo “deixa para sociedade civil uma marca indelével”.
Mas é melhor que o leitor e a leitora confiram por si só as semelhanças de contexto, os desvios de trajetórias e as avaliações possíveis com este que é, em vários aspectos, um texto histórico.
Helena Costa, editora assistente
»
Veja o artigo completo, clique aqui.
|
|