TEMÁTICO • Direitos das Mulheres e da População LGBTT

Trans

Eixo temático que promove e fortalece direitos das mulheres e da população LGBTT (lésbicas, gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) suscitando e aprofundando, também entre religiosos, o debate sobre os temas da não-discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, assim como o da questão da violência contra a mulher.

No campo da promoção da igualdade de gênero, além da discussão pública, a estratégia desse eixo é mobilizar e articular religiosas e religiosos no enfrentamento ativo à violência contra a mulher, transformando os espaços de culto em locais de acolhimento às vitimas. Esse movimento, em geral tem partido da desnaturalização de papéis e hierarquias de gênero extremamente presentes em algumas interpretações de tradições religiosas diversas.

Na defesa dos direitos da população LGBTT, KOINONIA tem atuado pela superação de estigmas no campo da saúde, cujo reflexo mais grave é a vulnerabilidade do grupo – principalmente dos mais jovens – ao HIV e outras IST (Infecções sexualmente transmissíveis). Nessa linha, temos nos empenhado na formação de lideranças para atuarem como agentes de prevenção em saúde e defesa de direitos sexuais e reprodutivos de LGBTTs. Em relação aos transexuais e travestis, o eixo tem abrigado projetos e iniciativas visando incluir tais sujeitos na experiência cidadã, oferecendo oportunidades de escolarização, profissionalização, colocação no mercado de trabalho e formação sobre seus direitos.

Esse conjunto de ações é norteado pelo eixo transversal “Ecumenismo, Superação da Intolerância Religiosa e Justiça de Gênero”, de forma que visa promover simultaneamente o anti-racismo, o ecumenismo, a liberdade religiosa e a igualdade de gênero.


PROJETOS E INICIATIVAS 

fortalecendo miniaturaFortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos |
Ação com populações jovens vulneráveis e enfrentamento do HIV/AIDS na cidade de São Paulo. Tem por objetivo formar 50 jovens , preferencialmente LGBTT, frequentadores do centro da cidade, transformando-os em agentes de defesa de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção.


Aids e igrejas
Aids & Igrejas |
 
Atua junto a lideranças religiosas de diferentes tradições, promovendo formações sobre prevenção de HIV/Aids.

Agentes de Promoção da Vida 2 (1)Jovens Agentes de Promoção da Vida| Forma jovens, preferencialmente LGBT, em direitos humanos, sexuais e reprodutivos, e prevenção em HIV/Aids.

Rede ReligiosaRede Religiosa de Proteção à Mulher Vítima de Violência | forma lideranças religiosas em relações de gênero, promovendo incidência nas políticas públicas. Outro dos objetivos da Rede é consolidar o papel das comunidades religiosas como espaços de apoio, acolhimento e prevenção à violência contra a mulher.

campanha_amor_logo“O Amor Lança Fora Todo o Medo” | campanha pública de religiosos e religiosas contra todas as formas de intolerância, co-promovida por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço.

Logo TranscidadaniaPrograma Transcidadania | Fruto de Parceria com a prefeitura de São Paulo, a iniciativa visa contribuir para que a população transgênero faça parte da experiência cidadã, oferecendo oportunidades de escolarização, profissionalização, colocação no mercado de trabalho e formação sobre seus