Visões Quilombolas – novos vídeos

Manoela Vianna

A seção de vídeos do site de KOINONIA está renovada com uma série de spots (vídeos com cerca de um minuto) sobre a temática quilombola. São cinco vídeos nos quais as próprias comunidades falam, sem porta-vozes, de sua história, presente e futuro.

A produção dos vídeos foi iniciada durante o “Encontro de KOINONIA e comunidades quilombolas e negras rurais do estado do RJ atendidas pelo Programa Egbé Territórios Negros”, realizado em outubro de 2007, e na “Jornada Ecumênica da Juventude do Rio”, realizada em dezembro de 2007.

As imagens e depoimentos também foram colhidos em fevereiro deste ano nas comunidades de Alto da Serra (Rio Claro), Campinho da Independência (Paraty), Quilombo Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis), e Ilha da Marambaia (Mangaratiba).

Mais de 20 pessoas – entre mulheres e homens, jovens e idosos – foram entrevistadas sobre diversas temáticas, como identidade quilombola, a importância do território, religiosidade, engajamento das novas gerações e a luta contra o racismo e pela preservação da memória.

Na seção dos vídeos, além dos spots, estão disponíveis fotos do processo de produção, informações sobre as comunidades quilombolas e sobre os vídeos.

Visite a seção Vídeos e assista “Visões Quilombolas”

 

 

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.