Vídeos Quilombolas

Manoela Vianna

Durante o ano passado, a temática quilombola foi foco de muitas reportagens jornalísticas permeadas por equívocos e indiferentes aos direitos das comunidades remanescentes de quilombo do País. Essa realidade foi um dos estímulos para KOINONIA produzir vídeos nos quais os próprios quilombolas e suas comunidades falassem, sem porta-vozes, de sua história e presente.

A fase de captação de imagens e depoimentos foi encerrada no dia 26 de fevereiro, após as equipes do Programa Egbé Territórios Negros e da produtora Sumaúma viajarem durante uma semana pela região Sul Fluminense visitando as comunidades de Alto da Serra (Rio Claro), Campinho da Independência (Paraty), Quilombo de Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis) e Ilha da Marambaia (Mangaratiba).

Mais de 20 pessoas entre jovens, idosos, mulheres e homens foram entrevistados sobre temas como identidade quilombola, a importância do território, religiosidade, racismo e memória. Em Alto da Serra as equipes acompanharam o dia-a-dia da comunidade; em Campinho conheceram o Restaurante Comunitário, recentemente inaugurado, e participaram do Samba de Roda, manifestação cultural que faz parte de um resgate histórico realizado pelos quilombolas; e no Quilombo Santa Rita do Bracuí foi documentada a festa da posse da nova diretoria da Associação da comunidade, que promete concentrar esforços para garantir a titulação do território. Na Ilha da Marambaia as gravações foram prejudicadas, pois as equipes tiveram que se retirar da Ilha diante de uma ordem do Comando Geral da Marinha. Os quilombolas da Marambaia foram os únicos impedidos de participar das gravações em seu próprio território.

A produção dos vídeos foi iniciada no Encontro de KOINONIA e comunidades quilombolas e negras rurais do estado do RJ atendidas pelo Programa Egbé Territórios Negros, realizado em outubro, e na Jornada Ecumênica da Juventude do Rio, realizada em dezembro.

Os vídeos serão finalizados e resultarão em um conjunto de spots (vídeos com cerca de um minuto) que serão veiculados aqui no site de KOINONIA e vídeos temáticos de maior duração sobre algumas lideranças quilombolas. O lançamento está previsto para o mês de abril e acontecerá em algumas comunidades quilombolas do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a temática quilombola visitando o [OQ] Observatório Quilombola

Conheça a comunidade da Ilha da Marambaia visitando o Dossiê Marambaia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.