S&D na Bolívia

Manoela Vianna

Aconteceu em Cochabamba, Bolívia, de 28 a 30 de abril, o “Encuentro de lideres de iglesias Cristianas en respuestas al VIH y Sida de Latino América“, organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento Humano e financiado por Christian Aid.

O Programa Saúde e Direitos apresentou o trabalho realizado no Brasil e quais as reações e posições das comunidades cristãs e das comunidades afro-brasileiras diante desse trabalho.

Além de KOINONIA, outras organizações e representantes de diferentes denominações de paises como Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Chile e Argentina participaram do evento. Foram apresentados diversos trabalhos que abordavam os cuidados com as pessoas com HIV/AIDS, exemplos de ações de sensibilização, capacitação e formação de agentes multiplicadores.

Segundo Ester Almeida, assessora do Programa Saúde & Direitos, a proposta do encontro foi buscar caminhos para por fim aos estigmas e discriminações promovidos pelas igrejas. Ela destaca que uma questão recorrente na maioria das falas dos participantes é de que devemos ser uma comunidade de fé inclusiva e de comunhão. “Ressaltou-se a importância de entendermos que a Aids é uma enfermidade humana, e não uma conseqüência do pecado. O aspecto pastoral principal foi de que devemos agir refletindo sobre a pessoa e não na enfermidade. E com pessoas requer falar-se de dignidade, identidade e diversidade”, afirmou a assessora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.