Rio de Janeiro sedia IV Encontro estadual de comunidades quilombolas

Seppir

O IV Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro acontece entre sexta-feira e domingo (17 a 19 de maio), no município de Araruama. Na ocasião, será apresentado ao público o projeto “Apoio ao fortalecimento político e protagonismo das comunidades quilombolas do Rio de Janeiro”, financiado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e desenvolvido pela entidade ecumênica Koinonia, em parceria com a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ).

A programação inclui também discussões sobre os contextos estadual e nacional que envolvem os quilombolas, bem como a montagem do cronograma de atividades e trocas de informações. Haverá ainda uma mostra de artesanato e de outros produtos feitos pelas comunidades.

Fruto de convênio entre SEPPIR, Koinonia e ACQUILERJ, o projeto tem a finalidade de desenvolver ações de formação em todo o estado, disseminando informações de forma a promover o protagonismo dos quilombolas nos processos decisórios e fortalecer a identidade étnico-racial, cultural e política do segmento.

Entre os objetivos do convênio, está o apoio a ações de fortalecimento institucional das comunidades, com ênfase para a dimensão organizativa e de controle social. O projeto também prevê a criação de espaços de diálogo e intercâmbio direto para o movimento quilombola do Estado; a capacitação de lideranças em direito, legislação e políticas públicas específicas; e a elaboração e gestão de pequenos projetos locais.

A parceria também tem como objetivo manter espaço virtual de notícias em diálogo direto com as comunidades, além da produção de material impresso sobre direitos quilombolas.

Saiba mais na página do projeto

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.