Representações religiosas na Feira Cultural LGBT

Clarisse Braga com edição de Manoela Vianna

Shows, organizações não-governamentais, manifestações e presença religiosa marcaram a 13ª Feira Cultural LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) que aconteceu no dia 31 de maio no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP).

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e a Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade ocuparam um stand e distribuíram informativos sobre as ações que as duas entidades fazem em comunidades de fé sobre a inclusão da diversidade no espaço religioso.

Com intuito de mobilizar os religiosos a se pronunciarem contra os crimes motivados pela intolerância, a Campanha “O amor lança fora todo medo” participou da feira com a ação “Um beijo contra o preconceito” onde o público expressava seu repúdio à homofobia através de um ato representativo do amor: o beijo.

Para a voluntária de KOINONIA, Raissa Palamarczuk, o surpreendente da feira foi assistir as diferentes reações que o público expressou ao ouvir a proposta das comunidades religiosas contra todas as formas de intolerância.

“Apesar de diversas participações religiosas, as pessoas reagiram com bastante receio ao ouvir se falar de religiosos contra a homofobia. Ainda mais falando de ecumenismo, quando os stands de igrejas que estavam na feira representavam uma denominação específica, ao abordamos o público com diferentes tradições unidas pelo fim das intolerâncias, as pessoas recebiam a informação com surpresa ”, afirma Raissa.

 

A “Feira da Diversidade” – como é conhecida pelos mais íntimos – é um dos eventos que marcam o mês do orgulho LGBT na cidade de São Paulo que teve seu início com a entrega do Prêmio Diversidade no início de maio. As atividades de KOINONIA relacionadas ao mês do orgulho LGBT encerram em 22 de junho com a “Roda de Conversa: religião e homoafetividade” e a Celebração pela Dignidade Humana, ambos na Paróquia da Santíssima Trindade localizada na Praça Olavo Bilac, 63, no bairro de Campos Elíseos em São Paulo. 

Para mais informações sobre os eventos, visite a página de “O amor lança fora todo medo” no Facebook, envie um email para saudedireitos@koinonia.org.br ou conheça a seção do site sobre a campanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.