Religião e violência contra a mulher

Clarisse Braga

Dando continuidade às atividades da Campanha “O amor lança fora todo medo”, KOINONIA-Presença Ecumênica e Serviço e REJU propõem a “Roda de Conversa: religião e violência contra as mulheres”, que acontece no próximo sábado (16/3), na cidade de São Paulo.

O mês de março é marcado pela história de luta por direitos das mulheres, uma história recente e ainda muito recorrente nas diferentes instituições da sociedade, inclusive nas religiosas. Apesar de termos avançado, as raízes machistas e patriarcais – muitas vezes legitimadas pelo discurso religioso – estão presentes nas casas brasileiras.
De acordo com o Mapa da Violência 2012 – Homicídio de Mulheres, o Brasil é o 7º país com a maior taxa de homicídios em comparação com outras 84 nações. Apesar da criação da Lei Maria da Penha, apenas 2% dos agressores é condenada, enquanto que uma mulher ainda é agredida a cada cinco minutos e uma é morte a cada duas horas.
No Brasil, a violência contra a mulher é considerada uma epidemia. Trata-se de um problema da sociedade toda e, por isso, que homens e mulheres – religios@s ou não, de diferentes tradições e denominações – fazem parte da solução. Desta maneira, a roda de conversa pretende disponibilizar um espaço inter-religioso de intercâmbio de informações e experiências sobre as inúmeras facetas da violência contra as mulheres.

A teóloga e Pastora metodista Lídia Maria de Lima e a representante da Comunidade Bahá’í do Brasil Daniella Hiche estão entre as participantes confirmadas para este sábado. Elas se juntarão à Sarah Roure, militante da Marcha Mundial das Mulheres, à Reverenda anglicana Carmem Kawano e à Pastora evangélica Ester Pires Brancia para discutir como suas tradições e denominações religiosas refletem sobre a violência física e psicológica que aflige centenas de mulheres todos os dias, no Brasil.

O evento acontece das 9h30 às 12h30, na Paróquia da Santíssima Trindade, localizada na Praça Olavo Bilac, 63, próximo à Estação Marechal Deodoro do Metrô-SP. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail saudedireitos@koinonia.org.br.

Saiba mais sobre a campanha Amor lança fora todo medo

Curta a página da Campanha no Facebook
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.