Projeto para jovens LGBT com inscrições abertas em SP

Fortalecendo Laços 2No dia 18 de junho acontece a primeira formação do projeto Fortalecendo Laços, em São Paulo (SP). Realizada por Koinonia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a iniciativa é dirigida aos jovens, preferencialmente LGBTs e, além de debater com eles direitos, sexualidade e prevenção, vai estimular os participantes a multiplicarem o diálogo sobre esses temas nos seus círculos sociais.

O primeiro encontro vai acontecer de 9h às 17h, na Boate Freedom Club, no número 6, do Largo do Arouche, República, São Paulo – ponto de encontro da comunidade jovem LGBT na cidade. O local da formação tem a ver com a proposta do projeto de tratar a discussão sobre prevenção e direitos a partir do olhar e da linguagem do jovem. E nada mais simbólico do que os cursos acontecerem em uma balada – mas antes que ela comece!

A primeira oficina será facilitada pelo especialista em saúde coletiva Ideraldo Luiz Beltrame, que vai falar do tema “Juventude, sexualidade e gênero”. “A partir desse tema vamos abordar aspectos históricos e sociais da visão da sociedade ocidental sobre a sexualidade. Espero que os jovens se envolvam com o tema e apresentem questões que lhes sugerem a sua prática”, comenta.

Dados mostram que, por exemplo, entre os jovens gays de 18 a 24 anos, a chance de infecção por HIV é 13 vezes maior do que na população geral. Os LGBTs apresentam outras vulnerabilidades devido às múltiplas discriminações. Especificamente São Paulo foi o estado que mais matou pessoas desse grupo em números absolutos no ano passado, segundo o Grupo Gay da Bahia

Depois do primeiro encontro do projeto, vão acontecer ainda mais três, sempre aos sábados, com as temáticas “Direitos”, “Juventude e Cidade” e “Prazeres e Prevenção”, respectivamente. A ideia é que ao final desse ciclo os jovens passem a atuar como agentes de defesa de direitos sexuais e reprodutivos, de epidemias de DST/HIV/AIDS, bem como de hepatites virais. Para se inscrever é só clicar aqui (não esqueça também de confirmar presença no evento via Facebook aqui).