Prevenção em HIV/AIDS é foco de novo convênio entre KOINONIA e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Em 2016, KOINONIA inicia atividades em parceira com a Secretária Municipal de Saúde de São Paulo com o projeto “Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos – Uma ação concreta com populações jovens vulneráveis e HIV/AIDS na cidade de São Paulo”.
 
12959390_996447603782331_503475455_o
A logo que representa o projeto Fortalecendo Laços foi criada e desenvolvida pelo jovem Ciano Buzz. A arte provoca movimento e interatividade entre os corpos, ressaltando a diversidade dos personagens.
O projeto, assinado pelo termo de convênio Nº026/2015 – SMS – G, tem por objetivo formar 50 jovens com idade entre 15 e 30 anos, preferencialmente LGBT, frequentadores do centro de São Paulo e transforma-los em agentes de defesa de direitos sexuais e reprodutivos e de prevenção de epidemias de DST/HIV/AIDS, bem como de hepatites virais.
 
A formação dará ênfase aos direitos humanosem consonância com os serviços públicos de saúde, combatendo as discriminações raciais, de gênero e sexualidade e monitorando a vulnerabilidade social e a violação de direitos humanos no município. Para isto, serão desenvolvidas atividades como role plays, estudos de casos, jogos de interatividade, rodas de conversa e palestras a fim de garantir uma linguagem específica e adequada que promova o diálogo com outros jovens, capacitando o grupo de agentes a atuar mais diretamente com a população.
 
O projeto Fortalecendo Laços tem sido pensando, estruturado e realizado a partir da concepção dos jovens LGBT que vivem e que convivem na região do Largo do Arouche, local de convivência de jovens LGBT na cidade de São Paulo.