O Informativo Fala Egbé nº 21 já está no ar

Márcia Evangelista

O Fala Egbé, informativo dirigido às comunidades de Terreiros de Candomblé, lança a sua 21ª edição, a primeira do ano de 2010.

No Editorial, destaque para a “guerra aberta contra as religiões de matriz africana”, nas grandes cidades, a partir do Rio de Janeiro. “A intolerância religiosa tomou várias formas desde que se formou como uma pregação veemente e de demonização de outras religiões, constante nos púlpitos de igrejas, que não correspondem em nada à grandeza da mensagem do Evangelho. Mensagem ela sim satânica, que já convenceu milhões de adeptos – reforçando o racismo histórico da nossa sociedade, que via “diabos” nas religiões de “escravos e pretos”. Pode-e dizer que esse foi o processo de (des)educação popular mais eficaz dos últimos anos”.

Nesta edição você vai saber como foi a reunião, realizada em 13 de janeiro, com representantes do povo de Candomblé com o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, com o objetivo de debater medidas para conter os atos de intolerância religiosa crescentes em Salvador e em todo o estado da Bahia. Vai encontrar ainda, texto relatando como foi mais um Almoço de Trabalho e Fraternidade, que reúne comunidades de terreiros e comunidades quilombolas da Bahia. Ana Gualberto, Assessora do Programa Egbé, publica texto que tem como tema a caminhada das Comunidades de religião de matriz africana e a luta por Direitos. A edição nº 21 traz ainda a Campanha “Quem é de Axé diz que é”, que busca valorizar a identidade religiosa dos praticantes das religiões de matriz africana, possibilitando uma alteração substancial nos números do Censo 2010.

Boa leitura!

Faça o download do PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.