Novo dossiê: Violência contra a mulher

Manoela Vianna

A campanha “O amor lança fora todo medo” acaba de lançar um dossiê com notícias e informações sobre o tema violência contra a mulher, publicadas por diferentes fontes. O dossiê, atualizado diariamente, busca ampliar o acesso à informação sobre o tema colaborando na luta contra a violência contra a mulher.

Além de notícias e artigos sobre a temática, a publicação, em formato de blog, apresenta informações sobre a campanha, o texto da Lei Maria da Penha, uma lista de publicações, vídeos e organizações que trabalham com o tema. Um mapa com as notícias divididas por estados também faz parte do dossiê.

Violência contra a mulher e a campanha “O amor lança fora todo medo”
Em 2013 o tema da campanha “O amor lança fora todo medo” é violência contra a mulher. Nós de KOINONIA queremos fortalecer a luta por um mundo livre de agressões contra as mulheres tanto física como psicológica. Dez mulheres são agredidas a cada hora. Uma morre vítima de violência a cada duas horas. Mas apenas 2% dos agressores são condenados. Os números demonstram que ações contra essa realidade são impreteríveis. A Lei Maria da Penha deve ser cumprida. Incentivar as denúncias é imprescindível. Mas essencial é refletir e buscar tratar as causas da violência. A violência contra as mulheres é o reflexo de uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres e constitui uma violação dos direitos e liberdades fundamentais das mulheres

Sobre a campanha:
A ideia nasceu com a participação de religiosos na Parada Gay de 2011, em São Paulo. Com o lema “O amor lança fora todo medo,” líderes de diferentes tradições religiosas uniram-se, pela primeira vez, a quatro milhões de pessoas contra a homofobia. Religosas e religiosos manifestaram respeito às diversidades.

Hoje a campanha abraça um universo maior de causas: estamos juntos contra qualquer forma de discriminação. Lutamos contra a intolerância religiosa que persegue adeptos de diversas religiões, principalmente de matriz africana, com o intuito de impedi-los de professar sua fé livremente. Acreditamos que é preciso combater o racismo diariamente. Há uma urgente necessidade de aplicação universal dos direitos e princípios relativos à igualdade, segurança, liberdade, integridade e dignidade de todos os seres humanos.

Traduzimos nossos ideais em ações de denúncia, produção de conhecimento, disseminação das informações e promoção de debates. Cremos que é preciso impulsionar cada vez mais uma cultura de direitos para que as intolerâncias sejam superadas.

Visite o dossiê da campanha Amor lança for a todo medo – tema 2013 – Violência contra a mulher

Saiba mais sobre a campanha e participe

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.