Novo artigo no OQ – Crioulização Africana e Africanização Crioula: Um Debate em Perspectiva

Natasha Arsenio

Acaba de ser publicado o artigo "Crioulização Africana e Africanização Crioula: Um Debate em Perspectiva", de Sheldon Augusto Soares de Carvalho, no portal Observatório Quilombola.

Confira o resumo de apresentação:

"Este trabalho procederá a uma reflexão crítica tangente às análises e debates sobre as categorias de análise e os conceitos de crioulização, africanização e reafricanização. Tais conceitos muito permeiam as inquietações de pesquisadores do universo da História, Sociologia, Etnografia e Antropologia que trabalham com as temáticas consoantes à escravidão, ao período pós-abolição, bem como as questões sobre formações e transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que envolveram o processo da diáspora africana, o processo de travessia e o estabelecimento de sociedades escravistas no “Atlântico Negro”. Formações e transformações as quais envolveram etnias, grupos étnicos e grupos de procedência, que se desenvolveram e se transformaram através das reproduções familiares e comunitárias escravas e senhoriais, por meio das trocas culturais e incorporações sociais, tendo permeado as sociedades do mundo Atlântico e do mundo Pacífico Negro."

Clique aqui para ler na íntegra.

O Observatório Quilombola é um espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações relativas às comunidades negras rurais e quilombolas, em seus contextos locais e regionais, assim como às políticas pertinentes. Clique e conheça.

Como colaborar com o OQ: Envie Notícias, textos, fotos para oq@koinonia.org.br. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.