Mulheres de Axé se reúnem em São Paulo

10360547Entre cirandas e rodas de conversas, KOINONIA participou do I Seminário Paulista Mulheres de Axé, que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, em São Paulo – SP.
 
O objetivo do encontro foi discutir a vida coletiva e resgatar as tradições de diferentes abordagens de cuidado, valorizando os saberes populares e promovendo o diálogo entre mulheres candomblecistas para a garantia de saúde de qualidade.
 
Rodas de conversas sobre direitos das mulheres, saúde pública, violência contra a mulher e estratégias de empoderamento ocorreram durante os dois dias de evento.  Clarisse Braga representou KOINONIA e participou da mesa sobre violência contra a mulher, levando a experiência da Rede Religiosa de Proteção à Mulher Vítima de Violência e ressaltando a importância de se trabalhar o tema nos espaços religiosos, que infelizmente, por vezes, é legitimada e silenciada pelas religiões.
 
Apesar de inúmeras intervenções informativas e artísticas, a grande atração do seminário foi o Júri Simulado realizado pelo Sindicato dos Comerciários. Uma peça foi encenada pelos participantes com o tema violência contra as mulheres de axé e, ao final, um julgamento simulado, com réu, defensor, promotor e júri decidiu o futuro do agressor. Desta maneira, foi possível entender os processos judiciários que envolvem casos de violência contra as mulheres.
 
O I Seminário Paulista Mulheres de Axé foi uma iniciativa da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde e contou com o apoio dos Programas Municipal e Estadual de DST Aids, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, entre outros.