Ministério Público da Bahia realiza audiência para ouvir grupo contrário à construção de estação de esgoto no Abaeté

Composto por moradores do bairro de Itapuã e lideranças religiosas, o movimento solicita alternativas com menor impacto ao meio ambiente.

Por Luciana Faustine

Nesta quarta-feira 30, às 10h, o Ministério Público da Bahia, localizado em Salvador, realizará de forma online uma audiência pública para debater a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que está sendo erguida às margens da Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã.

Contrária à obra, Koinonia fez uma representação no Ministério solicitando a interrupção, alegando os impactos destrutivos que terá no meio ambiente.

Desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a construção faz parte do plano de requalificação do local, no entanto, a população do entorno e lideranças religiosas questionam o projeto e buscam alternativas consideradas menos agressivas à lagoa.

Na sexta-feira 25 houve uma audiência pública na Defensoria Pública do Estado, onde o movimento de moradores apresentou um projeto alternativo, no qual, segundo eles, é realizada a ligação direta do esgoto para a rede, sem que haja necessidade de uma estação elevatória.

 

Ebó em defesa da lagoa

Na manhã do último domingo 27, as lideranças religiosas, composta por integrantes de diversos terreiros de candomblé, realizaram um Ebó (oferenda a Exu) para pedir licença ao orixá que abre caminhos.

O ato foi realizado às 9h, no Largo da Sereia, e teve o intuito de chamar a atenção da população para o movimento que se coloca contrário à obra.

 

Abaixo-assinado

Com 14.383 assinaturas e objetivo de chegar a 15 mil, um abaixo-assinado na internet solicita a colaboração de moradores e apoiadores para barrar o empreendimento.

No texto de apresentação, os organizadores solicitam uma audiência pública para obter esclarecimentos sobre a necessidade da construção da estação elevatória de esgoto.

Eles ressaltam que são contrários à obra e que desejam uma “solução técnica que cause menos impacto ao meio ambiente”.

Abaixo-assinado aqui.

*Notícia realizada com informações do Jornal Gazeta Web.