KOINONIA lança novo dossiê online voltado para a sistematização de conteúdos sobre diversidade sexual

dossieNo ar a partir dessa semana, o dossiê Diversidade Sexual tem como objetivo sistematizar conteúdos publicados na internet, sejam noticiosos ou vinculados ao campo das novas tendências e debates sobre o tema. Este é o quarto dossiê lançado pela instituição, que já mantém bancos de dados online com notícias e artigos sobre intolerância religiosa; violência contra a mulher; e Aids e religiões.

Entre os resultados dessa experiência está a recente participação de KOINONIA no Relatório sobre Intolerância Religiosa no Brasil, editado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que denunciou quase mil casos em apenas dois anos – parte deles identificada no dossiê online.

O exemplo do relatório mostra como a produção de dados pode contribuir para a politização de situações de injustiça e restrição da cidadania, antes invisíveis para as instituições públicas, cujo papel é justamente assegurar a plenitude da experiência cidadã.

Nesse sentido, o dossiê Diversidade Sexual vem somar esforços a outras iniciativas de produção e sistematização de informações sobre LGBTTfobia, mas também sobre práticas anti-discriminatórias,  que venham contribuir para o fortalecimento político e ampliação dos direitos dessa comunidade.