KOINONIA em roda de conversa sobre teologia no contexto atual

13407144_1027279093987307_5019396368399912908_nNo dia 3 de junho, representando Koinonia, Tárcito Fernando participou da roda de conversa “Teologia publica e a pastoral hoje”, na Faculdade Batista Brasileira, em Salvador (BA). O encontro promovido por estudantes teve como objetivo discutir o caráter prático da Teologia, além do ambiente eclesiástico. Na conversa, os principais temas foram a importância do dialogo inter-religioso e como o racismo acaba influenciando a estrutura de poder das igrejas.

A participação de Tárcito estimulou justamente o debate sobre a questão racial, a partir da apresentação do trabalho de Koinonia com comunidades negras tradicionais tanto no interior da Bahia quanto na região metropolitana de Salvador. “Falei sobre a experiência de Koinonia no campo das relações ecumênicas e do racismo religioso com o qual temos nos deparado no baixo sul do estado. Acabou sendo uma partilha interessante com gente do primeiro ao último semestre do curso. Percebi um entusiasmo especial quando conversamos sobre a possibilidade de questionar as hierarquias raciais nas comunidades de fé”, contou.

No fim, o papo se encaminhou para o papel dos religiosos na luta por uma sociedade mais justa e fraterna,  com os estudantes estimulados pela apresentação no filme “Muros e Pontes”, documentário que mostra a resistência de alguns desses religiosos – muitos deles ainda jovens – à ditadura civil-militar no Brasil.