Jornada Ecumênica da Juventude do Rio

Helena Costa

No sábado, dia 1° de dezembro, cerca de 100 jovens integrantes de movimentos sociais e de diversas comunidades religiosas se reunirão para a primeira Jornada Ecumênica da Juventude do Rio de Janeiro. O encontro busca fortalecer uma articulação diversificada rm torno da garantia de direitos para juventudes. Como desdobramento, pretende criar uma Rede Ecumênica de Jovens.

Estão previstos debates, uma mesa redonda que discutirá o tema Condição Juvenil, e encaminhamentos para a formação da Rede Ecumênica de Jovens. A mesa será composta por Elisa Guaraná, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Márcio Gualberto, coordenador do Coletivo de Entidades Negras (Cen), Fransérgio Goulart, assessor de projetos do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e Francisco Valdean, fotógrafo da Agência Imagens do Povo, Observatório de Favelas.

O evento, promovido pelo Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil), será realizado por uma comissão de jovens e pelas seguintes entidades: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Programa de Formação e Educação Comunitária (Profec), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU).

Confirmaram a participação jovens  do MST, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio de Janeiro (Fetag-RJ), CPT, Profec e Observatório de favelas; alunos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) e quilombolas das comunidade de Alto da Serra (Lídice); Ilha da Marambaia (Mangaratiba), Rasa (Búzios) e Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis).

FE Brasil

O Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil), criado em 1993, é formado por sete igrejas, dois conselhos de igrejas e 13 organizações ecumênicas. O Fórum busca fortalecer o campo ecumênico promovendo ações que expressam diálogo inter-religioso e lutam por justiça e paz.

Jornada Ecumênica da Juventude do Rio de Janeiro

Data: 01/12/2007, sábado.

Horário: 9h às 18h

Local: Rio’s Presidente Hotel. Rua Pedro I, 19. Praça Tiradentes, Centro. Rio de Janeiro.

Mais informações:
Daniel Evangelista: Tel (21) 2224-6713 (KOINONIA)

projornada@koinonia.org.br / secretaria@koinonia.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.