“Intolerância religiosa – A ameaça à paz” em SP

Manoela Vianna

O Programa Municipal em DST/Aids de Jacareí (SP), em parceria com a Fundação Cultural “José Maria de Abreu”, promoveu, no dia 9 de maio, uma exibição com debate do filme Intolerância religiosa – A ameaça à paz.

Cerca de 50 pessoas de diferentes tradições religiosas como umbandistas, espíritas, adeptas do Candomblé, católicos e evangélicos assistiram o documentário e participaram de um debate, conduzido por Rafael Soares, assessor do Programa Egbé Territórios Negros e Secretário Executivo de KOINONIA.

O tema do filme despertou curiosidade e muitas pessoas relataram situações de intolerância religiosa. Durante o debate também destacou-se que a temática HIV/Aids possui paralelos com o tema da intolerância religiosa, já que no trabalho de prevenção e de convivência com pessoas com vírus é preciso superar muitas formas de intolerância.

Sobre o filme: O documentário Intolerância Religiosa – A ameaça à paz aborda o conflito gerado pela intolerância dos neopentecostais contra as religiões de matriz africana no Brasil. O filme retrata diversos casos de intolerância religiosa contra Terreiros de Candomblé e reúne depoimentos de vítimas desses atos. O filme é uma produção de Ordep Serra que contou com o patrocínio da Cese (Coordenadoria Ecumênica e Serviço) e o apoio de KOINONIA, UFBA (Universidade Federal da Bahia) e EPMHE-Hermes.

Cópias em DVD do documentário podem ser solicitadas entrando em contato com KOINONIA: comunica@koinonia.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.