Intercambio entre juventudes

Ana Gualberto com edição de Manoela Vianna

Jovens discutiram problemas ambientais em Jatimane, comunidade quilombola, localizada em Nilo Peçanha (BA)

Aconteceu nos dias 31 de maio e 2 de junho, o primeiro intercâmbio de jovens na comunidade remanescente de quilombo de Jatimane, Nilo Peçanha (BA). Aproximadamente 40 jovens entre 11- 28 anos, de diversas comunidades, quilombolas e negras rurais debateram a situação ambiental das comunidades, procurando caminhos para solucionar problemas locais e planejando ações coletivas. A atividade foi organizada pela Associação Comunitária de Jatimane (ACJ) e facilitada pelo Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop). – Esta foi uma das ações definidas no planejamento de ações da juventude realizado pelo Sasop em fevereiro, que prevê mais dois encontros entre os jovens ainda este ano.

Um dos temas dos debates foram problemas ambientais e seus causadores. Várias comunidades apresentaram o problema do uso dos agrotóxicos, queimadas e desmatamento, entre outros. O grupo de jovens de terreiros de candomblé, que participou do intercâmbio a convite de KOINONIA, apresentou a situação de contraste vivenciada nos centros urbanos, os impactos dos grandes eventos na vida cotidiana e a situação das comunidades de terreiros que tentam manter áreas verdes em meio à cidade.

Regado à vários momentos de apresentações culturais e de informações sobre a história da comunidade anfitriã, os jovens alternaram momentos de debate, reflexões individuais e coletivas, além de receber informações sobre a agroecologia. Destaca-se entre as atividades realizadas, a trilha ecológica percorrida pelo grupo na comunidade e o mutirão de limpeza do rio que corta a comunidade de Jatimane.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.