Formando agentes culturais

Manoela Vianna com informações de Quitéria Gonçalves

Encontro de Jovens em Delmiro Gouveia (AL), 2012

Políticas Públicas, Direitos das juventudes, Direito a cidade, Justiça socioambiental, Gênero e sexualidade estão entre os temas que serão discutidos neste fim de semana (13 e 14 de abril), durante o Curso de Agentes Culturais Jovens, em Delmiro Gouveia (AL). As atividades serão promovidas por KOINONIA e pela Rede Ecumênica de Juventude (REJU), com o apoio da Ajuda da Igreja da Noruega (AIN), Operação Dia de Trabalho (OD), e da Cooperativa dos Bancos Comunitários de Sementes (COPABACS).

O curso terá três etapas que tratarão sobre: Ação Cultural, Planejamento, Monitoramento, Avaliação, Políticas Públicas, Juventudes e Direitos, Direito a cidade, Justiça socioambiental, Gênero e sexualidade, HIV/DSTS/AIDs. De acordo com Quitéria Gonçalves, articuladora de jovens no sertão Alagoano da REJU-Al, a metodologia do curso será a da educação popular na qual discuti-se e constrói-se coletivamente todos os processos.

Quarenta e cinco jovens de diversos grupos e movimentos sociais participarão das etapas do curso, que será promovido na sede da (COPABACS). Sobre a promoção do curso, Quitéria acredita que o importante é fortalecer a aproximação dos jovens para unir forças e intensificar as lutas.

Mais informações sobre o coletivo de jovens do Sertão e REJU –AL com Quitéria Gonçalves: quiteriags@hotmail.com

 

Programação:  

Dia 13

1º Passo: Chegada dos participantes

2º Passo: Abertura do encontro; Boas vindas; Apresentação do Projeto e dos participantes; Motivações e Expectativas; CombinadosApresentação dos facilitadores e da metodologia do curso;

3º-Passo-Dinâmica Auto-reconhecimento/ perfil dos jovens utilizando a técnicas das rodas das identidades;

4º-Passo– Roda de Diálogo; Construindo nossa identidade; Álbum de Retratos: trabalho em grupo e reflexão sobre o desenho.

5º-Passo; O que é Ação Cultural? Leitura coletiva do texto sobre ação cultural; Oficina de leitura dos textos realidade urbana e rural; Retorno dos trabalhos / Divisão de grupos; Trabalhos em grupos com cartaz; Socialização e debate; Planejar a Ação Cultural.

6º passo-Noite cultural à combinar

Dia 14

7º-Passo– Resgate do dia anterior trocando experiências.Dinâmica.

8º-Passo-Roda de Dialogo sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais, Ambientais, Civis e Políticos; Juventude: organização e Participação. O que queremos? Como nos fortalecer? Plenária: socialização do trabalho

9º-Passo- O que é o Diagnóstico? Para trazer na 2ª etapa. Combinados e Encaminhamentos 15:30h-10º-passo: Avaliação

Conheça o www.wwwmaisjuventudes.blogspot.com



 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.