Formação em direitos humanos promove troca de conhecimentos sobre acesso aos direitos da população LGBT

13770504_954918097951722_4374253672672828570_nNo dia 17 de julho, a Boate Freedom Club acolheu a II Formação em Direitos Humanos do projeto Fortalecendo Laços. Com a facilitação de Rute Alonso, advogada e militante LGBT, o evento teve como tema “Do direito ao acesso: Olhando para a juventude” e contou com a presença de 23 participantes.
 
A dificuldade de acesso aos direitos enfrentada pela população LGBT norteou e deu início à discussão do encontro. Rute apresentou diversos casos de violações sofridos por este público, trazendo como contrapartida os mecanismos de ajuda aos quais as vítimas podem recorrer.
 
Apesar do reconhecimento destes mecanismos, o grupo relatou o mau atendimento em órgãos como delegacias e hospitais, por exemplo. Segundo eles, este fator faz com que a vítima pense bem antes de buscar seus direitos: “tenho medo de procurar ajuda quando sofro violência. E se eu for agredido mais ainda?”.
 
Outros pontos também foram abordados pela advogada, como a criminalização da LGBTfobia, a discussão de gênero nas escolas, a relação de intervenção das políticas públicas nas desigualdades sociais, o uso do nome social nos espaços de saúde, além do fato de o público LGBT ser tratado como transmissor potencial de doenças.
 
Rute ressaltou que os espaços de formação promovidos pelo projeto ajudam na promoção de direitos LGBT. “Fortalecendo Laços é conexão. A gente se conecta e se articula para enfrentar toda discriminação que a gente sofre”. Vanessa Santos e Wander Teixeira, que participaram do curso, concordam. “Aqui, conseguimos nos compreender melhor e compreender mais sobre outros recortes LGBT. Tudo que aprendemos, conseguimos reproduzir em qualquer esfera de nossas vidas”, concluem.
A III Formação em Direitos Humanos, cujo tema é “Juventude na cidade, nos espaços e em trânsito”, acontece no dia 31 de julho, entre 13h e 16h, também na Boate Freedom Club. O ponto de encontro é no Café Vermont República (Avenida Doutor Vieira de Carvalho, nº 10, República), às 13h, para almoço.
 
O projeto “Fortalecendo Laços: Juventude, Sexualidade e Direitos Humanos: uma ação concreta com populações jovens vulneráveis e HIV/AIDS na cidade de São Paulo” é realizado por KOINONIA em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, através do Convênio 026/2015/SMS-G.