Encontro discute juventude, gênero e religião em Recife

“Minha ciranda, não é minha só, ela é de todos nós
Pra se dançar ciranda, juntamos mão com mão
Formando uma roda, cantando uma canção”

Num clima de descontração e conhecimento, 42 jovens se reuniram para refletir sobre os temas juventude, gênero e religião, na ilha de Itamaracá/PE, entre os dias 18 e 20 de julho, com a facilitação da assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, Ester Lisboa.

Sensibilizar, mobilizar, refletir, vivenciar foram as palavras de ordem para que lideranças juvenis de diferentes igrejas discutissem questões que envolvem injustiças de gênero, bem como ressaltar o potencial das igrejas na promoção da justiça de gênero.

De uma forma lúdica, com música, jogos e interação, foi possível informar a juventude cristã sobre os contextos históricos, políticos e culturais relacionados à construção e perpetuação de comportamentos que reforçam atitudes patriarcais e machistas na sociedade contemporânea.

Foi um despertar da juventude para reconhecer o seu potencial transformador em diferentes intervenções em suas vidas e em suas comunidades religiosas. Por fim, foi elaborado uma carta de compromisso a qual todas e todos os jovens assinaram, assumindo seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.