Encontro da Reju: conexões em rede e garantia dos direitos das juventudes

Natasha Arsenio com revisão de Manoela Vianna

A Rede Ecumênica de Juventude (Reju), seguindo o movimento desencadeado desde a Jornada Ecumênica de 2010, realizará o seu encontro nacional entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Salvador, Bahia. Para a atividade, há o apoio de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da ICCO. O tema central que guiará o Encontro será "As conexões em rede e a garantia de direitos das juventudes".

O encontro tem como objetivo: i) vivenciar a experiência de ser rede ecumênica pela promoção dos direitos das juventudes; ii) partilhar as diferentes experiências das regionais da Reju, buscando um maior conhecimento das realidades da rede e a possibilidade de diferentes articulações; iii) refletir sobre a conjuntura atual, a partir das realidades de juventudes, pautando a incidência política e a garantia de direitos; e iv) celebrar uma mística da acolhida, da valorização e do respeito, na superação das intolerâncias.

Daniel Souza, Facilitador Nacional da Reju, considera este um importante momento em que todas as regionais da rede se encontram, dialogam e aprendem sobre as experiências de organizações parceiras. “Neste ano, esperamos refletir um pouco mais sobre o trabalho em redes e como isso favorece a incidência para a garantia de direitos das juventudes”, conclui.

A escolha de Salvador como sede do Encontro neste ano tem como intenção o fortalecimento e a ampliação da atuação da rede no Nordeste, especialmente na Reju – BA. “O encontro trará momentos de celebrações. Contaremos também com a presença de representantes do Conselho Nacional de Juventude, Levante Popular da Juventude e Marcha Mundial de Mulheres”, destaca Daniel.

KOINONIA e Reju
Desde 2002, KOINONIA faz parte do Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil) junto a outras doze instituições participantes. Cinco anos depois, a Rede Ecumênica da Juventude pela Promoção dos Direitos Juvenis (Reju) foi criada por meio da mobilização do FE Brasil. O objetivo foi a busca pela construção de redes regionais ecumênicas das juventudes para a promoção dos direitos juvenis e o diálogo contra a intolerância, reunindo jovens representantes de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, tendo em vista que essa parcela da população sofre inúmeras violações de direitos.

Serviço:
O que: Encontro Nacional da Reju – As conexões em redes e a garantia dos direitos das juventudes
Quando: 5 a 8 de dezembro de 2013
Onde: Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, na Rua da Graça, nº 164, Graça – Salvador/BA

Confira a programação completa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.