Egbé pela garantia de direitos

Manoela Vianna e Helena Costa

O Programa Egbé -Territórios Negros, junto aos terreiros de Candomblé, atua diretamente no combate à intolerância religiosa. O Programa acredita que é necessário dialogar com a sociedade sobre aspectos da religiosidade que são tratados de forma equivocada e preconceituosa.

Entre as ações que fazem parte desse processo de luta pela garantia da liberdade religiosa, um direito constitucional, o Programa Egbé tem produzido inúmeros subsídios sobre o tema, que servem de instrumentos para o combate à intolerância religiosa:

 

Candomblé – Diálogos fraternos contra a intolerância religiosa

Organizado por Rafael Soares de Oliveira, secretário executivo de KOINONIA e coordenador do Programa Egbé – Territórios Negros, Candomblé – Diálogos fraternos contra a intolerância religiosa é o resultado de um consenso entre várias casas de candomblé.  A publicação registra diversos debates que reuniram diferentes casas. O desdobramento desses debates é a confirmação de princípios comuns a todos as casas, mantendo o respeito pelas diferentes práticas.

Saiba como adquirir Candomblé – Diálogos fraternos contra a intolerância religiosa na seção Livros do site.

 

Informativo Fala Egbé

Dirigido às comunidades de Terreiros de Candomblé, o informativo Fala Egbé relata as atividades desenvolvidas pelo Programa Egbé – Territórios Negros. A publicação acompanha o andamento dos processos jurídicos dos terreiros atendidos por KOINONIA e as discussões do Conselho Inter-religioso do programa. A discussão sobre intolerância religiosa é um dos temas recorrentes do informativo. Todos as edições do Fala Egbé estão disponíveis para download no site.

 

Intolerância Religiosa – A ameaça à paz

O documentário Intolerância Religiosa – A ameaça à paz aborda o conflito gerado pela intolerância dos neopentecostais contra as religiões de matriz africana no Brasil. O filme retrata diversos casos de intolerância religiosa contra terreiros de candomblé e reúne depoimentos de vítimas desses atos. Cópias em DVD do documentário podem ser solicitadas entrando em contato com KOINONIA: comunica@koinonia.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.