Diversidade religiosa no curso Agentes de Promoção da Vida

Clarisse Braga com revisão de Manoela Vianna

Aconteceu em 21 de setembro, o primeiro módulo do curso “Agentes de Promoção da Vida” em São Paulo. O local escolhido para realizar a formação foi o Centro Franciscano de Luta contra Aids (CEFRAN), localizado na Zona Leste da capital.

Como continuação do seminário “Fortalecendo laços entre Jovens, Religião e Sexualidade”, o objetivo do curso é oferecer conteúdo sobre direitos humanos e prevenção em HIV AIDS aos jovens de diferentes tradições de fé. Para os organizadores, certas comunidades possuem dificuldades em trabalhar estes temas.

O dia 21 de setembro foi o primeiro módulo que contou com a participação do sociólogo e Doutor em Saúde Pública Ideraldo Beltrame. O sociólogo apresentou uma palestra sobre sexualidade e novos modelos de família no qual o público interagiu com questões e compartilhou experiências. Uma característica marcante neste primeiro dia de oficina foi a diversidade religiosa presente no CEFRAN. Católicos, protestantes, espíritas, candomblecistas e umbandistas partilharam o mesmo aprendizado.

Ideraldo conduziu o curso respeitando o diálogo inter-religioso o que foi constatado pelos participantes . “O que estamos fazendo nesse curso, nada mais é do que uma atitude evangélica. É o próprio evangelho na prática; é o amor, é o diálogo, é o diferente sendo acolhido”, afirmou o católico Lucas de Francesco.

Para o espírita Franklin Félix, da organização FICA, o que mais impressionou não foi o curso em si, mas os frutos que ele propôs: “participar de um encontro como este me enche de esperança, mas muito melhor é poder notar que, assim como eu, muitas pessoas continuam lutando por uma sociedade mais justa, feliz e inclusiva”. Ele ainda completou que “elucidar e esclarecer ainda são a chave para dias melhores”.

O próximo curso acontecerá dia 5 de outubro (sábado) no mesmo local e trará como temas história do HIV Aids e prevenção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

“Agentes de Promoção da Vida” foi realizado por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e Programa Estadual em DST Aids do Estado de SP-Centro de Referência e Treinamento em DST Aids do Estado de São Paulo, com o apoio de Programa Municipal em DST Aids – Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS) e Projeto Esperança de São Miguel Paulista (PROJESP).
 

Mais informações sobre o curso: saudedireitos@koinonia.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.