Discutindo “Identidade de Gênero”

Clarisse Braga com revisão de Natasha Arsenio

O que é “Identidade de gênero?” Esta questão foi respondida durante uma oficina realizada por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço no dia 27 de agosto no Centro Franciscano de Luta contra Aids (Cefran), em São Paulo. A convite do centro franciscano, a assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA Ester Lisboa preparou um seminário interativo sobre a temática.

Segundo Ester, repassar conhecimento de uma forma lúdica é a melhor maneira de trabalhar temas considerados polêmicos como sexualidade e identidade de gênero. Um dos exemplos de atividades lúdicas foi a chamada “despir dos preconceitos” na qual os participantes se despiram de lenços. Para a Irmã Fátima, responsável pelo atendimento psicossocial do Cefran, a forma como a oficina foi conduzida foi bem didática envolvendo todos os participantes. “Inclusive, eles se sentiram muito a vontade a ponto de darem depoimentos como, por exemplo, a travesti Sandra – atendida pelo centro franciscano – que contou a sua história e foi recebida de maneira respeitosa por todos. O público não foi somente receptivo, mas também participativo”, completou Ir. Fátima.

Hannah Zuquim, do Serviço Franciscano de Apoio à Pessoa em Conflito com a Lei, acredita na importância de trabalhar o tema com a sociedade como um todo. “Além da metodologia animada da oficina, eu apoio o ensinamento do tema identidade de gênero não só com grupos vulneráveis, mas sim com todas as pessoas”, afirmou Hannah, que ainda disse que um dia já teve preconceito com as diferentes identidades que as pessoas podem expressar, porém, através de um processo de autoconhecimento e convivência, ela refletiu em como lidar seus próprios preconceitos.

Para conhecer mais sobre o Cefran, visite o site ou entre em contato pelo e-mail cefran@sefras.org.br.

Saiba mais sobre a campanha "O amor lança fora todo medo" visitando o site ou o Facebook.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.