Direitos quilombolas no Baixo Sul

Manoela Vianna

O Programa Egbé Territórios Negros esteve na região do Baixo Sul da Bahia para realizar duas oficinas sobre direitos das comunidades negras rurais e remanescentes de quilombo.

Na oficina de Camamu, realizada no dia 10 de abril, participaram as comunidades Dandara dos Palmares, Pimenteira Pratigi, Pedra Rasa, Laranjeira, Garcia, Porto do Campo, Maria Ribeira e Lameiro.

Os temas principais do evento foram auto-identificação dos quilombolas e os direitos dessas comunidades. Em um dos debates, os participantes definiram de diversas formas a identidade quilombola, entre elas: “são comunidades remanescentes de quilombo aquelas que se relacionam com a terra de forma diferente, onde a terra tem uma história”. Além disso, foram desenvolvidos exercícios utilizando a Cartilha Direitos, publicada em dezembro pelo Programa Egbé Territórios Negros.

A segunda oficina aconteceu em Boitaraca, comunidade localizada em Nilo Peçanha, no dia 12 de abril. Participaram quilombolas da localidade e de Jatimane, comunidade vizinha.

As atividades das oficinas geraram um grande debate sobre identidade quilombola. Os participantes foram divididos em grupos para responder a pergunta “O que é ser quilombola”. Resgatar os conhecimentos tradicionais e culturais; ser reconhecido entre os povos e preservar a cultura como danças, religião, comidas típicas, foram algumas das respostas. Os grupos também responderam a questão com poesias, canções e dança.

Sobre o Projeto:

O projeto “Capacitação e Apoio ao desenvolvimento das Comunidades Negras tradicionais do Brasil” teve início em 2007 e é co-financiado pela União Européia, Christian Aid e EED. O projeto tem como público alvo 15 Terreiros de Candomblé e comunidades negras  litorâneas da região do Baixo Sul da Bahia.

Saiba mais sobre o projeto “Capacitação e Apoio ao desenvolvimento das Comunidades Negras tradicionais do Brasil” lendo as notícias:

Egbé discute ações da Bahia
Publicado em: 19/3/2008

Egbé visita Baixo Sul
Publicado em: 22/2/2008

Egbé retoma “Capacitação e desenvolvimento”
Publicado em: 22/2/2008

Comunidades Negras Tradicionais em desenvolvimento
Publicado em: 18/1/2008 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.