Dia Internacional das Florestas

Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (World Rainforest Movement- WRM) / Tradução Manoela Vianna

Foto: World Rainforest Movement- WRM em http://www.wrm.org.uy/

Por ocasião do 21 de março, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Florestas (1), o Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM) e mais de 300 signatários* chamam A Assembleia Geral da ONU e instituições relacionadas a questões florestais para promoverem uma nova iniciativa para resolver os problemas do desmatamento.

A carta é motivada pelo fato de que, apesar de várias iniciativas da ONU que visam chamar a atenção para florestas a nível internacional, o processo de desmatamento, afetando especialmente florestas tropicais continual e as soluções propostas não tem diminuido a perda de florestas tropicais em todo o mundo – ao contrário.

"As propostas discutidas a nível da ONU, pela FAO, CDB, UNFCCC, UNCCD e UNFF, para resolver a crise da floresta , por exemplo REDD + (2), são falsas soluções, porque não tratam das causas do
desmatamento e fortalecem uma falsa idéia de sustentabilidade. É por isso que o desmatamento aumentou em muitos países, em vez de diminuir ", disse Winnie Overbeek, Coordenador Internacional da WRM.

A destruição contínua das florestas afetam diretamente a vida eo futuro de centenas de milhões de povos das florestas, portanto, são necessárias medidas urgentes, tais como o reconhecimento dos direitos da floresta e das comunidades que dependem da floresta sobre seus territórios comunais, bem como a definição de florestas por seu verdadeiro significado para estes povos, excluindo monoculturas da definição da FAO que entende monoculturas como "florestas" (3).

Além disso, a destruição das florestas tropicais em grande escala e mundial impulsionada pela
corporações transnacionais (ETN) que cada vez mais atestam suas atividades como "sustentáveis", precisa ser urgentemente interrompida, bem como as crescentes violações de direitos humanos que suas ações provocam, incluindo intimidações contra aqueles que defendem as florestas tropicais. Além disso, os governos e as Nações Unidas, em primeiro lugar devem apoiar esforços para que se consumam menos produtos resultados da destruição da floresta, em vez de promover iniciativas que fazem os consumidores comprar os produtos certificados a partir de operações de grande escala e de empresas que continuam a destruir florestas.

A carta conclui afirmando que "Acima de tudo, neste primeiro Dia Internacional das Florestas chamamos a ONU e suas instituições para ouvir as lições de iniciativas passadas que visam o fim do desmatamento: acabar com a diminuição das florestas continuará a ser uma ilusão até que ações sejam realizadas para eliminar as causas fundamentais que impulsionam o desmatamento. "

KOINONIA é uma das organizações que assina a carta.

Clique aqui e leia as versões na íntegra da carta em espanhol, francês e Português

Para mais informações:
Winnie Overbeek +55 27 8821 9007
Teresa Perez (WRM Secretaria) 598 99 367 966
http://www.wrm.org.uy

notas:
1 -. Http://www.fao.org/forestry/36014-063ec88fa19cab1dfe473d7813290b32.pdf
2 -. Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal, consulte http://www.wrm.org.uy/subjects/REDD.html
3 -. Http://www.wrm.org.uy/forests.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.