Articulação de Mulheres do Baixo Sul promove feira pelo combate à violência contra mulher

FeiraAgroecológicaDasMulheres-Camamu4
A Praça São Benedito, em Camamu (BA), recebe a quarta edição da Feira Agroecológica das Mulheres do Baixo Sul Contra Violência. O evento acontece no dia 4 de setembro, a partir das 8h, com realização da Articulação de Mulheres do Baixo Sul e apoio de KOINONIA, da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Camamu.
 
Segundo Ana Gualberto, assessora do programa Egbé Territórios Negros, de KOINONIA, é esperada a participação de mais de 300 agricultoras das comunidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, entre outros municípios da região.
 
O objetivo do evento é promover o debate sobre violência de gênero, conscientizar a população local sobre direitos das mulheres, e, ainda, valorizar o trabalho das agricultoras do Baixo Sul da Bahia. “Continuaremos com o combate a violência doméstica como eixo de debate e ação. Além disso, teremos falas das organizações e debate sobre as demandas sociais locais. Serão distribuídos também materiais sobre saúde sexual e reprodutiva”, afirma Ana.
A feira valoriza o trabalho das trabalhadoras rurais da região, que podem comercializar seus produtos agrícolas e artesanais.
A feira valoriza o trabalho das trabalhadoras rurais da região, que podem comercializar seus produtos agrícolas e artesanais.
 
As edições anteriores da feira reuniram trabalhadoras rurais de diferentes faixas etárias, que puderam comercializar seus produtos agrícolas e artesanais, além de compartilhar umas com as outras e com o público em geral seus saberes e experiências. Neste ano, o dia também será dedicado a apresentações culturais, como o samba de roda e a dança da jiboia, tradições de diversas comunidades do Baixo Sul.
 
A IV Feira Agroecológica das Mulheres do Baixo Sul Contra Violência é aberta ao público e tem entrada franca.