Alunos do Axé com Arte participam de Feira Cultural e de Saúde no terreiro da Casa Branca, em Salvador

IMG_8936Os alunos do projeto Axé com Arte participaram, neste sábado (26), da Feira Cultural e de Saúde, no Terreiro da Casa Branca, em Salvador. O evento é fruto da parceria entre KOINONIA e o Espaço Cultural Vovó Conceição.
 
Objetivando a geração de renda, a juventude de terreiro pode comercializar os produtos desenvolvidos nas oficinas do Axé com Arte. Simultaneamente, mesas de debates aconteceram no espaço, promovendo a reflexão sobre o acesso à saúde da população de terreiro. Atividades culturais também fizeram parte da programação: samba de roda, capoeira, desfile de ferramentas dos orixás produzidas por participantes do projeto e danças em homenagem aos orixás foram apresentados ao público.

Ana Gualberto, assessora de KOINONIA, afirmou que o envolvimento dos terreiros parceiros no Axé com Arte foi fator decisivo para o sucesso do evento. “Foi uma ótima oportunidade para testar as estratégias de venda. Dar visibilidade ao que se faz nos terreiros para além do aspecto religioso também é fundamental para reafirmar o papel social das casas”, avalia a coordenadora do projeto.

Entre os terreiros presentes estava o Vodun Zó. Tainá Lima, que participa da oficina de mosaico realizada na casa, considera a feira como um estímulo para a produção de novos artesanatos. “Me senti bem vendendo produtos que adorei aprender a fazer”. A facilitadora de juventude de KOINONIA, Naiara Soares, concorda. “São em espaços como esses que os alunos veem a comercialização de fato acontecer, passam a ter contato com consumidores reais que valorizam os trabalhos realizados e os incentivam a produzir”.

A próxima exposição dos produtos confirmada acontece no dia 21 de novembro, durante o evento “Reforçando Laços”, realizado por KOINONIA, no Grande Hotel da Barra. Além disso, uma edição extra da feira do Axé com Arte está sendo articulada, ainda sem data prevista.