Ações do TRD

Manoela Vianna

A equipe do TRD está percorrendo o Baixo e o Submédio São Francisco com o objetivo de manter as relações políticas com as organizações do movimento social na região, como a Coppabacs (Cooperativa de Pequenos Produtos de Sementes Comunitários de Sementes), em Alagoas, e Pólo Sindical das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco PE/BA.

Esta rodada de contatos com as organizações locais visou, também, aprofundar a análise da conjuntura regional, em especial relacionada às ações dos movimentos sociais frente às questões hídricas, como Transposição do rio São Francisco, Canal do Sertão e Manejo dos Recursos Hídricos; e tomar conhecimento das ações juvenis com vistas à realização da Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, como a organização de algumas das Conferências Municipais, caso de Conferência Municipal de Delmiro Gouveia (AL), e em Paulo Afonso (BA) referente a Conferência do Território de Itaparica. As duas conferências acontecerão no dia 1º de março.

A coordenação do Programa TRD foi a campo cumprir três agendas específicas: participar da reunião, realizada em 8 de fevereiro, do Coletivo Ampliado do Pólo Sindical que decidiu sobre a continuidade da instituição como articulador político regional; do Curso de Formação de Educadores Populares dos Movimentos Sociais do Submédio São Francisco, atividade da qual KOINONIA é co-promotora, com a Equip (Escola Quilombo dos Palmares), realizado entre 21 e 24 de fevereiro; e da reunião da Rede de Educadores e Jovens Camponeses do Baixo e Submédio São Francisco, que congrega o Pólo, Nudec (Núcleo de Desenvolvimento. Comunitário), Cactus, Coppabacs, Equip e KOINONIA, que aconteceu em 24 de fevereiro. Essa reunião tinha o objetivo de avaliar as ações de 2007-2008 e planejar as ações de 2008-2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.