Acervo da Biblioteca de KOINONIA ampliado e aberto ao público

Andrea Carvalho e Natasha Arsenio

Acervo de KOINONIA é aberto ao público para pesquisas

Neste mês chega ao site de KOINONIA as novas publicações que estarão disponibilizadas no acervo da Biblioteca da instituição. O material completo do setor, aberto ao público, compõe-se de livros, periódicos nacionais e estrangeiros, teses, dissertações, monografias, anais de congressos, artigos de periódicos, legislação e documentos audiovisuais.

Com o objetivo de suprir a necessidade de informação em relação às temáticas específicas dos programas de KOINONIA, a Biblioteca realiza um trabalho que consiste em aquisição, recuperação, organização e disseminação das publicações e do material audiovisual que fazem parte de seu acervo. Dessa maneira o acesso se torna fácil, bem como a propagação do conteúdo, contribuindo para geração de novos conhecimentos.

Entre os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca, há a opção de Consulta, que oferece duas possibilidades: através do modo on-line (pelo site – http://migre.me/eUIiP) ou na própria Biblioteca, a de Empréstimo (interno, externo e entre bibliotecas), pelo qual o usuário solicitante deverá contatar a Biblioteca para proceder as condições do processo, e a de Pesquisa e Levantamento Bibliográfico, que fornece informações bibliográficas contidas no acervo ou em outras fontes disponíveis.

A Biblioteca está aberta ao público de segunda à sexta-feira, de 13h às 19h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 3042-6445 ou e-mail biblioteca@koinonia.org.br.

 

Conheça os novos títulos:

• LIVROS

1. Rotas atlânticas da diáspora africana: da Baía da Benim ao Rio de Janeiro, organizado por Marisa de Carvalho Soares. 2011.
2. A teologia católica na formação da sociedade colonial brasileira de Riolando Azzi. 2004.
3. Eu via Satanás cair como relâmpago de René Girard. 2012.
4. O negro na TV pública, organizado por Joel Zito Araújo. 2012.
5. Experiências da emancipação: biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980), organizado por Flávio Gomes e Petrônio Domingues. 2011.
6. Novas comunidades católicas: em busca do espaço Pós-moderno, organizado por Brenda Carrwanz, Cecília Mariz e Marcelo Camurça. 2009.
7. AIDS e direitos humanos: práticas sociais em situações de discriminação de Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento. 2009.
8. No sapatinho: a evolução das milícias no Rio de Janeiro (2008-2011), coordenado por Ignacio Cano e Thais Duarte. 2012.
9. Cristo e processo Revolucionário Brasileiro: A Conferência do Nordeste 50 anos depois, organizado por Wanderley Pereira da Rosa e José Adriano Filho. 2012.
10. AIDS: o direito de algumas reflexões sobre seu impacto nas relações de emprego. Doutrina, jurisprudência e legislação de Magno Luiz Barbosa. 2009.
11. Novos tempos: os homens que enfrentaram um furacão, o rapaz que surfava nuvens e outras histórias de tempestades no Brasil de Ana Lucia Azevedo. 2012.
12. Mulheres negras: no Brasil escravista e do pós-emancipação, organizado por Giovana Xavier, Juliana Barreto e Flavio Gomes. 2012.
13. Histórias do movimento negro no Brasil: depoimentos o CPDOC, organizado por Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira. 2007.
14. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. 2012.
15. “Nunca antes na história desse país”…? um balanço das políticas do governo Lula, organizado por Marilene de Paula. 2011.
16. Olhares sobre a mobilização brasileira para III Conferência Mundial contra o Racismo, A Discriminação Racial, A Xenofobia e Intolerâncias Correlatas de Joselina da Silva e Amauri Mendes Pereira. 2013.
17. Direitos Humanos no Brasil 3: diagnóstico e perspectivas, organizado por Movimento Nacional de Direitos Humanos, Plataforma DhESCA Brasil, Processo de Articulação e Diálogo e Parceiros de MISEREOR no Brasil, 2012.

• FOLHETOS

“Coleção Cultura Afro-brasileira: nosso patrimônio”
1. O racismo institucional de Ivair Augusto Alves dos Santos. 2012.
2. Gastronomia afro-brasileira de Ana Ribeiro. 2012.
3. A capoeira e as políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial de Luiz Renato Vieira. 2012.
4. A Umbanda e a Quimbanda na Terra da Jurema de Jorge Arruda. 2012.
5. O que é Candomblé de Vilson Caetano de Sousa Junior. 2012.
6. As populações da diáspora africana na Amazônia de Marcos Antônio Domingues Teixeira. 2012.
7. O negro nos meios de comunicação de Maurício Pestana. 2012.
8. Diálogos sobre a Lei n0 19.639 / 2003 de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. 2012.
9. Quilombos contemporâneos: resistir e vencer de Gloria Moura. 2012.
10. A autodeclaração de afrodescendentes nas políticas de ação afirmativas de Augusto Werneck, 2012.

• VÍDEOS

1. Redes e coletivas de jovens: trajetória e aprendizados da iniciativa comum de Iniciativa Comum.
2. Mestres e Griôs do Brasil. 2 DVDs

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.