Ação Ecumênica de Mulheres

Clarisse Braga

Em 1990, algumas mulheres – as fortes e corajosas – de diferentes tradições religiosas decidiram se reunir em volta de um bem comum: a promoção e defesa dos direitos das mulheres. Este grupo, criado pelo Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC), ficou conhecido por Década Ecumênica e tornou-se cenário de discussões e debates sobre ações de solidariedade e direitos. Após os dez primeiros anos de intenso trabalho, este grupo passou a se chamar Nova Década Ecumênica.

Do início da década de 1990 até os dias de hoje, essas mulheres se reúnem em rodas de conversas cercadas por cafezinhos e petiscos. Dalí saem experiências, estratégias e parcerias para projetos futuros. Após uma breve pausa nos encontros, o grupo retornou no ano passado com o nome de Ação Ecumênica e organizou o seminário “Violência contra a Mulher”.

O último encontro ecumênico de mulheres aconteceu no sábado do dia 4/5, em São Paulo – SP, com o objetivo de unir forças num trabalho conjunto e transformador nas realidades do universo feminino, especialmente, onde há exclusão, discriminação, marginalização e dominação da mulher.

Dezesseis mulheres se reuniram na tarde daquele sábado para discutir novas interfaces de atuação no enfrentamento à violência e discriminação que acomete mulheres do país inteiro. A assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço Ester Lisboa esteve presente na roda de conversa que contou também com a presença dos membros da equipe coordenadora da Ação Ecumênica Maria José Moreira Jordão, Maria Enedina, Presbítera Yone Moreira, Josefa, Francisca Julia Issac, Yasko Winnischofer e Christina Winnischofer.

As representantes da Pastoral Carcerária Heidi Ann Cerneka e Edina Maciel se juntaram ao grupo para contar suas experiências no projeto, assim como a Ir. Lucia Alves do Projeto Antônia, onde atende mulheres em situação de prostituição. Suas histórias servirão de subsídio para a Campanha “O amor lança fora todo medo” de KOINONIA, pois neste ano, a violência contra a mulher é o foco principal de suas ações.

Para saber mais sobre a Ação Ecumênica de Mulheres, entre em contato com Maria José Moreira Jordão pelo e-mail mariajoseagata@ig.com.br e sobre a Campanha “O amor lança fora todo medo”, visite https://www.koinonia.org.br/campanha_amor.asp e http://www.facebook.com/AmorLancaForaTodoMedo?ref=ts&fref=ts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.