3 º Encontro Estadual de Jovens Rurais

Manoela Vianna

De 11 a 13 de abril, 38 jovens rurais de todo o estado do Rio de Janeiro se reuniram no município de Araruama (RJ) para o 3º Encontro Estadual de Jovens Rurais promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Fetag-RJ) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a assessoria de KOINONIA.

Entre as atividades promovidas, foram realizados debates sobre direitos juvenis e participação cidadã dos Jovens Rurais. Durante os três dias do encontro, os jovens reconheceram que ocorrem situações de violações de direitos dos jovens rurais similares em diferentes municípios do estado.

Para Maria Priscila Lisa das Chagas, assistente do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de KOINONIA e responsável pela condução do evento, “a expectativa do encontro era identificar e favorecer a criação de laços entre os participantes, pois é fundamental na luta pela afirmação de direitos reconhecer que não se está só”. Para Maria Priscila, é necessário que os participantes socializem em seus municípios os aprendizados e discussões realizadas em plenário, como: a educação voltada para o campo; a valorização do trabalhador e da trabalhadora rural e do sindicato como espaço de construção de democracia e participação política.

Além dos jovens, estiveram presentes no encontro: Manoel Oscar Jotta Barboza, presidente da Fetag-RJ; Marcos André Ravizinni Lima, educador e representante do Senar; os assessores da Fetag-RJ, Cristóvão Spalla e Célia Muniz e Amanda Braga, estagiária do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.