18 razões contra a redução da maioridade penal

Clarisse Braga

Na última segunda-feira (06/05), KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) participaram da reunião do grupo de trabalho (GT) do movimento “18 Razões” para o planejamento de estratégias e articulação de ações concretas. O GT aconteceu na redação da revista Viração Educomunicação, localizada no centro da capital paulista.

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço é uma das 97 organizações sociais que apoiam o “18 Razões”, movimento criado a partir “da articulação de 14 entidades defensoras dos direitos da criança, do adolescente e da juventude em resposta à sociedade a favor da culpabilização e punição que não diminuirão a violência, discurso central dos que desejam a redução da maioridade penal”, como descreve o próprio movimento.

A redução é hoje o tema mais polêmico em discussão na sociedade civil. Os últimos crimes cometidos por menores infratores são levantados como bandeira pela grande mídia a favor de mudanças na lei penal brasileira. KOINONIA já se pronunciou contra a redução por acreditar que a violência possui raízes mais profundas e complexas que vai além da maioridade penal.

Durante o encontro, representantes de diferentes entidades sociais compartilharam da aflição de tratar de opiniões engessadas favoráveis à redução, mas também somaram conhecimento e esforços no debate acerca do enfrentamento a argumentos legitimados pela desinformação.

A fim de desconstruir o debate oportunista da elite propagado pela grande mídia, o “18 Razões” participará da Audiência Pública sobre a redução da maioridade penal que acontece no dia 24 de maio, na Alesp, das 18h às 22h. Na semana seguinte, KOINONIA e REJU – Rede Ecumênica da Juventude colocam na rua o Ato Inter-religioso “A Juventude Quer Viver” contra a redução da maioridade penal. Este evento acontece no dia 29 de maio às 19h30, na Praça Roosevelt.

Para saber mais sobre o “18 Razões”, visite:

https://www.koinonia.org.br/comunicacao-noticias-detalhes.asp?cod=1897

http://www.facebook.com/18razoes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.