Boletim Atual
Normas para Publicação
 
 
Realização

 
 
» Notícia
Operação Nova Aliança destrói mais de 1 milhão de pés de maconha
Por: Capital News
Data: 24/10/2008


Operação Aliança contou com a participação de equipes da PF brasileira e do Senad do Paraguai. Mais de 1 milhão de pés de maconha foram destruídos
A operação conjunta entre a Polícia Federal brasileira e a Secretaria Nacional Anti-drogas do Paraguai (Senad), denominada Operação Nova Aliança, terminou quarta-feira (23) com a destruição de mais de 1,125 milhões de pés de maconha plantados em 125 hectares, que produziriam cerca de 390 toneladas. A operação foi realizada nas regiões do norte do Paraguai, numa zona conhecida como corredor da droga, devido a grande circulação de entorpecente nesta área.

De acordo com a Senad, durante os dez dias de operação, foram encontrados 42 acampamentos que davam suporte às plantações, 43 clareiras, além de 16 prensas e 474 quilos de sementes. Havia também cerca de 12 toneladas da droga já prontas para o consumo. A Senad calcula que os traficantes sofreram um prejuízo de aproximadamente U$ 4 milhões com a destruição das plantações.

Seis brasileiros foram presos durante a ação. Os suspeitos seriam ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e estavam na Fazenda Jericó, que pertence a Carlos Antônio Caballero, o Capillo. Capillo é considerado o chefe do crime organizado do PCC no Paraguai, onde foi preso há algumas semanas por posse de cocaína na Bolívia.

Ainda durante a operação, foram encontrados indícios que a fazenda Campanai, localizada ao sul de Pedro Juan Caballero, em território paraguaio, pertenceria ao traficante carioca Fernandinho Beira-Mar. A propriedade seria fruto de lavagem de dinheiro praticada pelo criminoso.
Equipes da Senad vistoriaram o território fronteiriço em dois helicópteros em busca de locais de plantações de maconha, geralmente situadas em locais de difícil acesso, em meio à mata fechada. Após a localização, as plantações eram destruídas. A Polícia Federal, que participou com cerca de 30 agentes na condição de observadores, contribuiu também com logística e informações de inteligência. Equipes do Chile e também da Bolívia colaboraram com a operação. Pelo menos 80 pessoas participaram da ação.

A operação Nova Aliança é fruto de um convênio internacional celebrado há cerca de 13 anos entre o Brasil e o Paraguai no combate ao tráfico de drogas. Neste ano, a Senad já realizou outras três operações de erradicação de maconha na região do Departamento de Amambai. Nesta última, foi registrada a queda de áreas cultivadas e a migração de parte delas para as outras regiões do país. (Com informações de Capitan Bado)