Vídeos no site de KOINONIA e no Youtube

Márcia Evangelista

Estão disponíveis para acesso no site de KOINONIA a série de vídeos Desafios, produzido pelo Programa Egbé Territórios Negros, e dois vídeos produzidos pelo Programa Saúde e Direitos, que tratam da temática Aids e Igrejas.

Os dois programas são desenvolvidos por KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço.

Série Aids e Igrejas – Programa Saúde e Direitos

AIDS: Igrejas em Ação – Depoimentos inspiradores de líderes cristãos mostram a importância da participação das igrejas na luta contra o HIV/AIDS

Programa Saúde e Direitos – Tempo: 18 min

Produção: Sumaúma Documentários

Realização: KOINONIA e Diaconia

AIDS: O que é e como evitá-la – O que você sabe sobre o HIV/AIDS? Como se “pega”? Beijar pega? Abraças pega? Apertar a mão pega? AIDS tem cura? A grávida contamina o bebê? E amamentar, pode? Estas e outras perguntas surgem no meio popular e são respondidas por especialistas.

Programa Saúde e Direitos – Tempo: 15 min

Produção: Sumaúma Documentários

Realização: KOINONIA e Diaconia

Série Desafios – Programa Egbé Territórios Negros

Saberes Tradicionais – As comunidades negras tradicionais com as quais o Programa Egbé trabalha falam sobre seus saberes tradicionais que são base para sua continuidade e afirmação de identidade. Quilombolas e candomblecistas falam sobre a importância da preservação de suas tradições e dos impactos disso para a vida comunitária.

Programa Egbé – Tempo: 5 min

Produção: Sumaúma Documentários

Juventude – O tema da juventude é abordado em diversas esferas do poder público, principalmente com relação às problemáticas da violência, do preconceito e da falta de empregos. Entretanto é preciso questionar: sobre qual juventude falamos?

Programa Egbé – Tempo: 3 min

Produção: Sumaúma Documentários

Intolerância religiosa – Exu/Inzila/Elegbara, o senhor de todo movimento, da comunicação e dos caminhos, nos ajuda a na comunicação e na convivência entre as diferentes formas de cultuar os Orixás, e com as diferentes formas de fé. É ele que auxilia o povo do candomblé na convivência com a diversidade. Mesmo assim as religiões de matriz africana são quem mais sofre com a intolerância religiosa.

Programa Egbé – Tempo: 10 min

Produção: Sumaúma Documentários

Meio ambiente – As comunidades negras tradicionais com as quais o Programa Egbé trabalha buscam se relacionar de forma harmoniosa com o meio ambiente, já que a sobrevivência das comunidades está diretamente relacionada com a natureza.

Vejam o que os candomblecistas e quilombolas falam sobre a relação com o meio ambiente.

Programa Egbé – Tempo: 8 min

Produção: Sumaúma Documentários

Para assistir aos vídeos, acesse: https://www.koinonia.org.br/comunicacao-videos.asp

 

Koinonia no YouTube

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, disponibilizou para o acesso no YouTube, vídeos produzidos por KOINONIA e que falam de temas desenvolvidos pelos programas da organização.

Acesse os vídeos de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço no YouTube clicando: KOINONIA 15 anos

Vídeos disponíveis no Canal de KOINONIA no YouTube:

Museu Estacio de Lima.wmv

O vídeo apresenta a exposição no Museu Estácio de Lima que pertence à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, e tem sede em Salvador…

Terras sim, barragens não!

Terra Sim, Barragens não! é um documentário do I Congresso Nacional dos Trabalhadores atingidos por Barragens. O vídeo recupera os principais…

Intolerância Religiosa Ameaça à Paz – Legendado em Espanhol

Realizado: Terreiro da Casa Branca Ilê Axé Iyá Nassô Oká Este vídeo contempla uma questão muito séria, um problema grave que o Brasil enfrenta…

A importância do Território

Tema: Por que essas pessoas fazem questão de lutar por um determinado lugar? Esta é uma pergunta que passa pela nossa cabeça quando vemos as lutas que …

Reflexões das Oficinas

Tema: Oficinas de Bordado e Estética Afro, Salvador 2007 Programa Egbé Territórios Negros de KOINONIA Montagem …

Terra Molhada

Terra Molhada uma experiência de Reforma Agrária conta a história da luta dos trabalhadores rurais do Pólo Sindical do Submédio São Francisco …

Quilombos da Marambaia

Trata-se de um documentário de 10 minutos sobre as dificuldades da comunidade que luta contra a Marinha pelo direito de permanecer no território …

Erês – o presente e do futuro

Tema: Infância e Candomblé

Resumo: Aqui duas crianças falam espontaneamente, de sua relação com o candomblé: com a casa, com os orixás…

Religiosidade nas Comunidades Quilombolas

A diversidade religiosa também é uma característica das comunidades quilombolas. Dona Celina, Seu Dito e Laura Maria falam de seus espaços…

Religiosidade

Andaram falando por aí que a comunidade que fosse reconhecida como quilombola teria que mudar de religião. Entretanto, o que existe nas…

Luta contra o racismo

Tema: Um dos grandes problemas do nosso país continua sendo o racismo, principalmente o velado. As comunidades quilombolas, como os demais afro…

Tradição e Desenvolvimento Comunidades Negras Rurais e Quilombolas

Tema: Comunidades negras rurais e quilombolas discutem que desenvolvimento desejam. Produção: Sumaúma Documentários.

Capacitação e apoio ao desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil Apresentação

Tema: Capacitação de Terreiros Salvador, 2007 Programa Egbé Territórios Negros de KOINONIA Montagem: Vogal Imagem …

Preservação da Memória

Tema: A lembrança do passado de luta e dos ancestrais fazem parte da realidade das comunidades quilombolas, bem como o resgate de saberes tradicionais e …

Identidade Quilombola

Tema: A melhor forma de entendermos o que é ser quilombola é ouvir dos próprios o que os definem como quilombolas. Mesmo com a legislação afirmando o o direito da autoidentificação, como base do direito…

Mulheres Quilombolas

Tema: Lideranças femininas de Caveira Botafogo, Marambaia, Bracuí e Alto da Serra falam de participação política, trabalho e sobrevivência. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.