TP 25 já está on line

Carolina Maciel

 

 
A edição de TP Digital nº 25 está totalmente voltada para as questões que envolvem as complexas relações entre religião e violência. Temas de grande atualidade, quase todos os dias presentes nas páginas dos jornais e nas telas de nossas televisões, tais relações não acontecem num vazio social e nem representam casos isolados em si mesmos, mas refletem, por diferentes formas, sua imbricação com a política e a economia, na medida em que fazem parte do tecido cultural que perpassa nossas sociedades.
 
Contamos ainda com a contribuição de 4 articulistas que tratam do tema da imbricação entre religião e violência a partir de diferentes perspectivas, mas todas procurando demonstrar as relações, abertas ou encobertas, entre as formas religiosas e os mais variados modos de expressão da violência ao longo da história da humanidade.
 
Colaborou na composição desta edição o Prof. Dr. Rodrigo Portella, a quem expressamos o nosso cordial agradecimento.
 
A TP Digital vem acompanhada de uma ferramenta de compartilhamento, que permite a publicação dos artigos, de forma simples e direta, nas redes sociais. A ferramenta está posicionada ao lado direito de cada publicação. Mais uma novidade que a TP Digital disponibiliza para os seus leitores.
 
Boa leitura!
 
 
Conheça aqui o sumário:
 
EDITORIAL
 
PÁGINA DE KOINONIA
 
ARTIGOS
 
“Violência e Cultura”,Carlos Eduardo B. Calvani (Doutor em Ciência da Religião, Clérigo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)
 
“Violência, mídia e religião”, Luiz Carlos Ramos (Doutor em Ciência da Religião, Prof. na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e na Univ. Metodista de S. Paulo)
 
Novos grupos católicos exclusivistas e a violência simbólica: Rastros de reflexão,
Rodrigo Portella (Doutor em Ciência da Religião, Prof. do Depto de Ciência da Religião da Univ. Federal de Juiz de Fora, MG)
 
Monoteísmo e violência, Antonio Carlos Melo Magalhães (Doutor em Teologia, Prof. da Universidade Estadual da Paraíba –PB)
 
Mundo, violência e Capeta Capital: homofobia e insanidade de um norueguês, Jorge Atilio Silva Iulianelli (Assessor de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço para temas de direitos humanos – Dhesca, juventudes e questões ecumênicas; professor no PPGFilosofia da Universidade Gama Filho)
 
CRÔNICA Religião e Violência: a ilusória pacificação do ser humano…….Ivone Gebara
 
COLUNA DO ANIVALDO Que o Amor e a Justiça Naveguem Serenamente        Anivaldo Padilha
 
MEMÓRIA – Reportagens que marcaram toda a existência do Tempo e Presença
Por: Marcos A. Pedlowski
Tempo & Presença, nº 334, março/abril de 2004 – Paginas 24 a 31.
“Evangélicos e o golpe militar de 1964”, de autoria do Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos.
 
 
Dicas Bibliográficas
 
Para acessar TP Digital nº 25, clique:

https://www.koinonia.org.br/tpdigital/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.