Territórios do Candomblé em revista

Manoela Vianna e Helena Costa

A assistente do Programa Egbé Territórios Negros Jussara Rêgo é uma das articulistas da revista GeoTextos, que será lançada nessa sexta, dia 16 em Salvador (BA). A publicação está em sua segunda edição e é publicada pelo Mestrado em Geografia e pela Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo da GeoTextos é divulgar pesquisas e reflexões geográficas no Brasil e no exterior.

Territórios de Candomblé

No artigo Territórios do candomblé: a desterritorialização dos terreiros da Região Metropolitana de Salvador, Bahia, a autora “(…) busca compreender os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização sofridos pelos terreiros de candomblé em Salvador ao longo da sua existência, notadamente com relação à sua espacialização na cidade, explicitando uma visível transformação do modelo de terreiro originalmente implantado na capital baiana e demonstrando como as relações econômicas e sociais vão influenciar decisivamente no surgimento de novas territorialidades para esses templos religiosos.” Trecho da Apresentação

Durante o lançamento da revista será realizada uma mesa redonda com o tema Territórios Rurais e Urbanos: acesso a terra, periferização e desterritorialização. A mesa será mediada pelo professor Angelo Serpa (UFBA) com a participação de três autores da revista: Guiomar Inez Germani, Jussara Rêgo e Patrícia Chame. A mesa será encerrada com um debate.

Serviço:

Lançamento da Geotextos , volume 2

Data: 16 de março

Local: Instituto de Geociências da UFBA. Auditório Yeda de Andrade Ferreira. Rua Barão de Geremoabo, s/n°, campus Universitário de Ondina.

Horário: 14:30h

Vendas da revista:

Preço: R$ 10,00

Pontos de venda:

Instituto de Geociências da UFBA. Rua Barão de Geremoabo, s/n°, campus Universitário de Ondina. Salvador (BA).

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço – Programa Egbé – Territórios Negros. Ladeira dos Barris, 145 Barris. 40070-310 Salvador (BA). Tel: (71) 3328-0605 projetoegbesalvador@koinonia.org.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.