SP – Viver com Aids é possível, com o preconceito não!

Márcia Evangelista

“Viver com Aids é possível, com o preconceito não!”. Esse é o tema 2009 da programação que acontece no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em São José dos Campos, São Paulo.

Para marcar a data será realizada uma missa, ao meio dia do dia 1º de dezembro, na Igreja Católica Matriz (Praça Padre João – Centro), com o “Abraço do Laço Vermelho” no entorno da igreja.

Estandes serão montados na área externa da Igreja para a distribuição de material informativo. Haverá ainda um painel onde as pessoas poderão registrar sua solidariedade à causa com um beijo.

O evento é uma promoção do Programa Saúde e Direitos, de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, Casa da Acolhida, CAM e SOS Mulher de São José dos Campos.

Programação:

MISSA

Local: IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ

Horário: 12 horas

GESTO CONCRETO – ATO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Local: NA FRENTE DA IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ

Horário: Após as 12 horas

Construindo um Mundo Sem AIDS – 2º Ano

O Centro de São Paulo também será local para as atividades do “Construindo um Mundo sem Aids – 2º ano”. O evento acontece nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro, com programação cultural no dia 29 no minhocão (atividades culturais e stands da Prefeitura e Governo do Estado); no dia 1º de dezembro, acontece o Ato Interreligioso na Igreja . E ainda: Ato interreligioso na Paróquia Santíssima Trindade – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Programação:

29 de novembro

9 ás 13hs – FESTA DA ARTE PREVENÇÃO

Local: Elevado Costa e Silva, altura da Praça Marechal Deodoro (Minhocão)

1º de dezembro

19hs – CELEBRAÇÃO CIVIL INTERRELIGIOSA – Construindo Um Mundo Sem AIDS – Ano 2

Local: Paróquia Santíssima Trindade – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Praça Olavo Bilac, 63, Campos Elíseos (SP)

Veja o vídeo de divulgação do Construindo um Mundo sem Aids – 2º Ano

http://www.youtube.com/watch?v=8XbY1GbRt7g

A promoção do evento é da Paróquia Santíssima Trindade – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em parceria com: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, Programa Estadual DST/Aids, Programa Municipal DST/Aids, GT Religiões do Estado de São Paulo, INERELA Brasil (Lideranças Religiosas que vivem e convivem com HIV/Aids) e Pastoral da Igreja Católica.

Outras atividades:

RS – Freis Capuchinhos comemoram 10 anos de atividade no campo da Aids

A Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva-HIV, entidade mantida pela Associação Literária São Boaventura, pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do RS, comemora 10 anos de atividade na área da prevenção, acompanhamento das pessoas vivendo com HIV/Aids, Reestruturação dos Laços Familiares e Reinserção Social.

Para marcar esta data, será realizado no dia 30 de novembro, às 18 horas, um Painel sobre os Desafios da epidemia em Porto Alegre, com a participação do Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde; Dra. Nêmora Barcellos, profissional da Saúde no Hospital Sanatório Partenon; Márcia Leão do Fórum Ong/Aids RS, Frei Luiz Carlos Susin, Frei Luiz Carlos Lunardi coordenador da Casa Fonte Colombo; Frei Álvaro Morés, Provincial dos Freis Capuchinhos do RS. Na oportunidade haverá o lançamento da Revista de 10 anos da Casa Fonte Colombo.

A Casa Fonte Colombo também é sede da Pastoral da Aids da CNBB e da Rede Católica frente ao HIV/Aids, hoje presente em 9 países. Tem se tornado referência no trabalho de Aids no contexto atual da epidemia do HIV/DST/Aids e conforme relatórios da ONU ainda continua sendo um grande desafio, pois ainda cresce no Brasil o número de infecções, embora tenhamos medicamentos, 5 milhões de seres humanos não o recebem.

Serviço:

Painel sobre os Desafios da epidemia em Porto Alegre

Dia e hora: 30 de novembro de 2009, às 18 horas

Local: Rua Hoffmann, 499 – Bairro Floresta, em Porto Alegre, RS

 

Com informações do Programa Saúde e Direitos e Casa Fonte Colombo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.