SP – Lançamento do livro Apesar de Vocês

Márcia Evangelista

No dia 26 acontece na Livraria Cultura – Conjunto Nacional Teatro Eva Herz (Av. Paulista, 2073), São Paulo, o lançamento do livro Apesar de Vocês – Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985, do historiador americano James N. Green. O livro tem como tema as atividades que exilados brasileiros desenvolveram nos Estados Unidos contra a ditadura militar.

Anivaldo Padilha, sócio de KOINONIA, participa juntamente com Marcos Napolitano e James Green, de mesa de debate.

Anivaldo Padilha faz uma breve apresentação do livro:

“O livro Apesar de Vocês – Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985, de autoria do historiador americano James N. Green, é o resumo de um trabalho acadêmico de mais de mil páginas sobre as atividades que exilados brasileiros (eu inclusive) desenvolveram nos Estados Unidos contra a ditadura militar.

A tese desenvolvida pelo autor é a de que o trabalho contra a ditadura brasileira nos Estados Unidos foi um dos fatores principais para colocar a questão dos Direitos Humanos na agenda da política americana. Confesso que, para mim, foi uma surpresa ver as evidências que ele coletou em sua pesquisa de quase dez anos com base em documentos classificados da ditadura e do governo americano, liberados nos últimos anos. Nunca pensei que o que fiz lá poderia ter essa importância toda. Muitas vezes realizamos nosso trabalho sem percebermos seus efeitos colaterais, isto é, não previstos, os quais se tornam duradouros. Para nós, ecumênicos, é importante saber que grande parte daquelas atividades foram desenvolvidas por ecumênicos e com o apoio fundamental das igrejas protestantes americanas (principalmente as igrejas Presbiteriana e Metodista) e do Conselho Nacional de Igrejas dos USA, do Departamento de América Latina da Conferência dos Bispos Católicos, além de setores acadêmicos. Ou seja, foi o movimento ecumênico que propiciou o contexto e o apoio para o nosso sucesso. Sem esse apoio essencial os resultados teriam sido nulos.

Quem tiver a oportunidade de ler o livro encontrará nomes conhecidos de ex-missionários que trabalharam no Brasil, como Brady Tyson, Fred Morris, Richard Shaull e outros”

Lançamento:

Apesar de Vocês – Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985, de autoria de James N. Green, com mesa de debate com a participação de Anivaldo Padilha, Marcos Napolitano e o autor.

Dia: 26 de novembro

Horário: 19h30m

Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional Teatro Eva Herz

Av. Paulista, 2073, Capital (SP)

Informações: (11) 3170-4033

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.