Saúde e Direitos realiza intercâmbios sobre o HIV/Aids

Carolina Maciel

KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, através do Programa Saúde e Direitos, realiza neste segundo semestre de 2011, intercâmbios com organizações da Bolívia e Colômbia na temática do HIV/Aids. O objetivo do projeto, sob o financiamento de Christian Aid (Brasil), é contribuir – por meio da interação entre estes países – no envolvimento das comunidades religiosas nas ações de prevenção do HIV/Aids e na educação sobre direitos sexuais e reprodutivos, promovendo a defesa dos direitos humanos e a redução do índice de discriminação contra portadores de HIV.
 
Para cumprir estes objetivos, Koinonia estabeleceu, além de Christian Aid, parceiras com: Huellas del Arte (Colômbia) e Instituto de Desarrollo Humano (Bolívia). Por meio destes intercâmbios, busca-se abordar as seguintes temáticas: pandemia do HIV/Aids, equidade de gêneros, diálogo inter-religioso, testagem sorológica, adesão ao tratamento e experiências nos distintos países. Como público alvo, espera-se a participação de lideranças religiosas, preferencialmente mulheres e jovens. Estes grupos – especialmente a juventude (15-24 anos) – representam mais da metade de todos os novos casos de HIV no mundo.  
 
Em sua execução, o projeto já possui um encontro marcado para Cochabamba (Bolívia) nos dias 21-24 de setembro. Nestes dias, as organizações parceiras apresentarão – em diálogo com as realidades e experiências locais – as suas atividades e intervenções nos temas centrais do intercâmbio.
 
Christian Aid (www.christianaid.org.uk) é uma organização formada por 41 igrejas protestantes e ortodoxas do Reino Unido e República da Irlanda – que insiste que o mundo pode e deve ser mudado para que todas as pessoas tenham uma vida plena, livres da pobreza, tanto nos seus efeitos como nas suas causas e trabalha no Brasil para contribuir para a superação da desigualdade, da injustiça e da discriminação, através de parcerias com organizações ecumênicas, movimentos sociais e ONGs locais”.
 
 
 
 
Daniel Souza
Programa Saúde e Direitos
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.