Saúde e Direitos nos estados

Manoela Vianna

Saúde e Direitos no Dia da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, oito de março, cerca de 300 mulheres se encontraram na cidade de Belém do São Francisco, localizada no sertão pernambucano. O grupo participou de oficinas nas quais discutiu saúde, direitos e políticas públicas. No encerramento do evento, as participantes plantaram arvores nas margens do rio São Francisco para simbolizar um pedido de revitalização do rio. Outras atividades de comemoração do Dia da Mulher promovidas pelo programa Saúde e Direitos foram desenvolvidas nas cidades de Chorrochó e Rodelas (PE).

Multiplicadoras promovem encontro

O I Encontro de Mulheres Quilombolas realizado pelas multiplicadoras em São Mateus aconteceu no início de março. Cerca de 30 mulheres assistiram a um vídeo e discutiram questões como sexualidade e prevenção de HIV-AIDS. O encontro teve uma grande importância pois foi promovido pelas próprias multiplicadoras, formadas em cursos de sensibilização em 2004, e destinado a mulheres que nunca haviam debatido os temas tratados.

Mulheres quilombolas fortalecidas

A equipe do programa Saúde e Direitos saiu muito satisfeita da reunião com as multiplicadoras das comunidades quilombolas do Sapê do Norte (ES), realizada em São Mateus no mês de março. O grupo cresceu para 12 mulheres, realizou ações previstas de acordo com suas possibilidades e elaborou um planejamento das próximas atividades. O grupo se mostrou fortalecido e disposto a levar informações sobre DST/HIV/Aids às comunidades quilombolas da região. Além disso, as multiplicadoras fizeram uma proposta desafiadora: sugeriram a inclusão de homens entre os multiplicadores – em grupos mistos e grupos exclusivamente masculinos.

O programa Saúde e Direitos assessora a Rede de Colaboradores, formada por grupos de multiplicadoras nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.