Saúde e Direitos em Moçambique

Manoela Vianna

De 17 à 19 de maio 37 delegados de países lusófonos; integrantes do Conselho Cristão de Moçambique e do Conselho Mundial de Igrejas (CMI); autoridades governamentais de Moçambique; e a coordenadora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA, Ester Almeida, reuniram-se na II Conferência Internacional Lusófona sobre HIV/AIDS. O evento foi realizado em Maputo, capital de Moçambique, e o tema central foi a consolidação de uma Rede Ecumênica Lusófona de Combate ao HIV/SIDA, proposta final da I Conferência sobre o tema.

A conferência

O Conselho Cristão de Moçambique (CCM) abriu o evento destacando os objetivos do encontro, entre eles:  partilhar experiências de trabalho em programas de HIV/AIDS entre as organizações e igrejas de países lusófonos; estabelecer redes de organizações sobre HIV/AIDS nesses países ; aproximar as redes das organizações dos países lusófonos a exemplo de outros países africanos da expressão inglesa e francófona; desenvolver e consolidar meios de troca de informações sobre HIV/AIDS e identificar questões relacionadas à discriminação.

Ao longo da conferência os representantes de todos os países presentes, Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique, apresentaram suas conjunturas relacionadas ao HIV/AIDS, mostrando estatísticas e descrevendo as iniciativas desenvolvidas, a partir da I conferência.

Participação do Saúde e Direitos no Evento

Ester Almeida apresentou o livro Aids e Igreja, única publicação apresentada na conferência, e descreveu o conteúdo relacionando-o ao foco do encontro. Além disso, a coordenadora fez uma reflexão sobre Aids e Gênero, mostrando a vulnerabilidade de gênero frente ao HIV e suas conseqüências.

Segundo Cristoph Mann, representante da  Iniciativa Ecumênica HIV-AIDS na África (EHAIA), o papel do Brasil nessa conferência foi de assessorar os demais países. Para ele, a publicação Aids e Igreja está aprovada e tem qualidade. Já o coordenador da Conferência, Reverendo Luciano Chiaquene, e o Reverendo Elias Massicame, integrante do CCM, consideram KOINONIA parte da Rede Ecumênica Lusófona de Combate ao HIV/AIDS.

Ester Almeida também realizou encontros com as dez mulheres que estavam presentes no evento. Segundo a coordenadora, elas apresentaram sugestões para compor a Declaração de Maputo, publicada ao final da conferência. Além disso, pela primeira vez um grupo de mulheres dessa rede criou um documento formal. Este foi apresentado na plenária da conferência aplaudido e acatado pelo coordenador lusófono (leia abaixo a íntegra do documento preparado pelas mulheres).

Interesse de mais uma parceria da rede com KOINONIA

Ao final da conferência houve ainda o interesse de mais uma parceria entre KOINONIA e a rede de países lusófonos. O Coordenador Lusófono e o Reverendo Elias Massicame  convidaram KOINONIA para realizar uma oficina com mulheres moçambicanas no final do mês de agosto, mas a atividade ainda não foi confirmada.

Próximo Encontro

A III Conferência Internacional Lusófona sobre HIV/AIDS será realizada em 2008 em Cabo Verde e a I Pré-Conferência de mulheres lusófonas será promovida no mesmo país um semana antes da III Conferência.

 

Mulheres na Conferência

Texto de autoria das mulheres presentes na II Conferência Internacional Lusófona sobre HIV/SIDA:

Considerando o grande número de mulheres afetadas pela pandemia do HIV/SIDA, sua especificidade e vulnerabilidade, as mulheres participantes da II Conferência Internacional Lusófona apresentam as seguintes recomendações:

1- Constituir um Comitê de Mulheres da Rede Lusófona; com a finalidade:

   a) buscar investimentos para elaborar projetos específicos para diminuir a vulnerabilidade nas mulheres;

   b)promover uma maior participação das mulheres nas Redes Locais;

   c)estabelecer redes locais de mulheres afetadas e infectadas pelo HIV.

2- Realizar a I Pré-Conferência de mulheres lusófonas por ocasião da III Conferência Internacional Lusófona.

 

* Saiba mais sobre a publicação Aids e Igrejas lendo a notícia: Um convite à ação  ou visitando a seção Livros do site de KOINONIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.