Religiões por Direitos na Rio+20

Carolina Maciel

 

A participação de grupos religiosos na Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) se dará na união numa coalizão ecumênica e inter-religiosa, com o objetivo de visibilizar a participação de organismos e expressões na Cúpula dos Povos, na Rio+20.

O grupo vai se manifestar através de diversas atividades num espaço chamado "Religiões por Direitos", que integrará o território da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, entre os dias 15 e 22 de junho. O principal esforço do grupo será as expressões religiosas para promover os Direitos Humanos, como direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
 
Essa iniciativa terá inserção em três níveis de convergência na Cúpula dos Povos. A articulação ecumênica nacional do Fórum Ecumênico ACT Brasil, na qual estão reunidos organismos ecumênicos de apoio a projetos de desenvolvimento, igrejas e conselhos de igrejas. O segundo será a cooperação internacional ecumênica oriunda da membresia do Conselho Mundial de Igrejas, ACT Aliança e Aliança de Advocacia Ecumênica. E o terceiro será o grupo inter-religioso do Rio de Janeiro, surgido na ECO 92.
 
Esses três níveis buscam atuação e colaboração conjunta sob a coordenação de KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, através da qual foi construída uma agenda de eventos, a partir de temas como soberania alimentar, mudanças climáticas, juventude, novos paradigmas de desenvolvimento e povos tradicionais de terreiros.
 
Essa coalizão visa promover atividades autônomas e compartilhadas num espaço físico comum, organizar e coordenar a promoção das vozes religiosas em atos públicos, passeatas, assembleias e outras mobilizações públicas durante a Cúpula dos Povos.
 
Também vai acompanhar, compartilhar e conectar as iniciativas ecumênicas e inter-religiosas na Conferência das Nações Unidas e promover conexões, informações e demonstrações de críticas em torno da agenda oficial antes e durante o mês de junho de 2012.
 
 
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.