Reju participa de reunião extraordinária do Conjuve

Márcia Evangelista

Aconteceu nos dias 08 e 09 de abril, a 4° Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve, no Palácio do Buriti, Brasília/DF. A Rede Nacional Ecumênica pela Promoção dos Direitos Juvenis – Reju – esteve presente através da Revda. Tatiana Ribeiro, representante da Reju no Conjuve e facilitadora regional da Reju – Centro Oeste.

Um momento importante na reunião foi o de troca de experiências e de apresentação do acúmulo de informações, o que foi feito pelas coordenações das comissões e pelos demais conselheiros que renovaram suas representatividades no Conjuve. Os novos Conselheiros, como é o caso da Revda. Tatiana, puderam expor seus anseios e expectativas, tendo na oportunidade a possibilidade de ampliar suas concepções sobre os propósitos e finalidades do Conjuve.

No decorrer do encontro, foram discutidas e votadas as prioridades para o Conjuve em 2010, a saber: Pacto pela Juventude; II Conferencia Nacional de Juventude; aprovação dos Marcos Legais (PEC, Plano Nacional de Juventude e Estatuto da juventude); fortalecer a Rede de Conselhos e fortalecer a relação com os diversos movimentos e organizações de Juventude.

Presidente Lula recebe Conjuve

Na tarde do dia 08 de abril o Presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva, recebeu as Conselheiras e Conselheiros do Comjuve para uma breve conversa. O objetivo deste encontro foi pactuar o apoio do presidente em três ações prioritárias do Conjuve: Marcos Legais referentes à Juventude, priorizando a PEC, que ainda esta no Senado para ser votada; a convocação, ainda em 2010, para a realização da 2° Conferencia Nacional da Juventude em 2011; e pronunciamento referente ao Ano Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto, em rede nacional, para reforçar políticas e estratégias da juventude brasileira.

Definidos as comissões e Grupos de Trabalho do Conselho

Na manhã do dia 09 de abril, as comissões do Conjuve se reuniram para definir Plano de Ação para o ano de 2010, sendo guiados pelas prioridades de ação do Conselho. Na tarde do mesmo dia, os conselheiros e conselheiras presentes definiram os Grupos de Trabalho do Conselho, a saber: Igualdade Racial; Meio Ambiente; Pacto pela Juventude; 2° Conferência de Juventude e Relações Internacionais. Os GTs são compostos por no máximo 1/5 (um quinto) dos membros do conselho e funcionam por tempo determinado.

Ainda pensando na dura realidade que afeta a juventude, foi proposto um GT sobre a questão das drogas, com enfoque no crack. No entanto, considerou-se mais estratégico unir forças a outro GT em formação no Ministério da Saúde, com caráter interministerial, que se propõe a discutir essa temática e (re)pensar estratégias e políticas transversais ao tema.

Informações da Revda. Tatiana Ribeiro, representante da REJU no CONJUVE e facilitadora regional da REJU – CO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.