Região Serrana do Rio clama apoio por ações efetivas

Carolina Maciel

Em meio a uma série de denúncias que KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço vem publicando, foi produzido um conjunto de vídeos relacionados abaixo como fundamento para a continuidade e profunda indignação com todo o descaso que ocorre na Região Serrana do Rio de Janeiro desde a tragédia ocorrida em janeiro de 2011.
 
Do incidente até hoje nada foi feito e os moradores permanecem em estado precário de sobrevivência. Em denúncias anteriores apresentamos três grandes eixos principais com as quais entendemos e cobramos das autoridades competentes a atuação emergencial para a efetiva reorganização das cidades, como também, a restituição de pelo menos o princípio da dignidade humana aos cidadãos daquela região. Leia mais sobre os eixos e junte-se a nós nas denúncias, especialmente, na cobrança dos governantes a responsabilidade que lhes foi outorgada.
 
Eixos principais:
  • Corrupção
 Mesmo tendo se passado mais de um ano da tragédia ocorrida em janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, nada foi feito até então pelos poderes públicos municipais e estadual.  A indignação e a denúncia giram em torno dos desvios das verbas federais recebidas pelos municípios da região, sobretudo, quanto à devolução das verbas aos cofres da União que tinham sido enviadas para a reorganização das cidades e amparo financeiro às famílias como subsídio e intervenção pós-tragédia.
 
Além disso, prefeitos e secretários foram afastados dos cargos por motivo de ilegalidade e fraudes em contratos e com o percentual das propinas em 50% das verbas destinadas à população.
  • Descaso com a moradia
A luta é para que os direitos das pessoas da região sejam garantidos e que, de fato, os governos se comprometam com a responsabilidade que têm sobre cada vida, cada família que perdeu a moradia. Não podemos nos calar, nem tão pouco ficarmos de braços cruzados enquanto sabemos, conhecemos e convivemos com essas pessoas que sofrem diariamente por causa do abandono dos governantes. É inaceitável que nada seja feito para amparar as vítimas e que os responsáveis por minimizar as perdas sejam ausentes.
  • Descaso com a agricultura
Abraçamos a causa dos agricultores rurais, que se encontram em dificuldade na produção e distribuição das mercadorias, e cobramos medidas efetivas por parte das autoridades locais, estadual e federal para que cada produtor possa voltar às atividades normais, conforme anteriormente, de forma digna e exercendo a produção em escala.
 
Assim, em meio a esta quantidade de denúncias convocamos você a se mobilizar em favor da população da serra. É inaceitável que a situação permaneça como está e que centenas de pessoas, continuem sofrendo por causa do descaso público, que famílias permaneçam sem a assistência devida e legítima, como também, repugnante a atitude de alguns governantes quanto ao mau uso da verba pública e a devolução da mesma aos cofres públicos. É preciso união entre a sociedade civil e os movimentos sociais para cobrar o comprometimento do dever público.
 
Faça sua parte! Denuncie. Abrace a causa da Região Serrana como KOINONIA.
 
 
Assista abaixo a série de vídeos denunciando a situação da Região Serrana:
 
 

Mais denúncias sobre o tema:

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.